Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

COMUNICADO 

O MOVIMENTO PELA PRESERVAÇÃO DA SERRA DO GANDARELA, que propôs ao ICMBio e apóia a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, manifesta a sua preocupação com a notícia sobre a liberação, pelo Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de MG, Sr. Adriano Magalhães, dos empreendimentos de mineração de pequeno porte na região do Gandarela, divulgada pela imprensa no dia 3 de agosto de 2012.

É verdade que a exclusão de algumas áreas do Parque para esses empreendimentos foi pactuada no acordo do Grupo de Trabalho concluído em fevereiro deste ano, que procurou definir consensos sobre os limites da Unidade de Conservação. Isso só aconteceu porque tais empreendimentos já estavam em processo de licenciamento quando a proposta do ICMBio foi apresentada à sociedade, em outubro de 2010, e porque os empreendedores de “pequeno porte” redimensionaram e adequaram seus projetos para reduzir as áreas inicialmente pretendidas e, consequentemente, a agressão ambiental ao Parque Nacional da Serra do Gandarela.

 

Entretanto, tendo em vista que qualquer intervenção decorrente de liberação dos processos de licenciamento pode comprometer irreversivelmente as características ambientais da área proposta para a Unidade de Conservação, existe uma recomendação do Ministério Público Estadual para que os órgãos licenciadores não dêem prosseguimento a nenhum processo de licenciamento na região até a conclusão final do processo de criação do Parque.

 

Recentemente, considerando que a prioridade nesse momento é a delimitação da área do Parque Nacional da Serra do Gandarela, em virtude de sua alta relevância para a conservação da região, a Justiça Federal emitiu uma determinação que obriga o ICMBIO a apresentar a proposta final do Parque. Para atender a essa determinação da Justiça, o Instituto pediu prazo até o final deste ano para terminar os trabalhos e encaminhar a proposta à Casa Civil da Presidência da República, tendo em vista a necessidade de análise e sistematização das 150 propostas encaminhadas pela sociedade civil, no prazo legal após as consultas públicas, bem como a delimitação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) na região, demandada por comunidades locais.


Considerando tudo isso, entendemos ser prematura a liberação, neste momento, de quaisquer processos de licenciamento, pois tal iniciativa conflita tanto com a decisão da Justiça Federal que diz que a prioridade é a criação do Parque, como com a recomendação do Ministério Público Estadual no sentido de suspensão de qualquer licenciamento até a conclusão final do processo de criação do Parque.


Entendemos ainda que essa conclusão só ocorrerá quando a Presidente Dilma assinar a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, e não antes disso.

 

Esclarecemos que os atrasos no processo de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela devem-se especialmente às pressões da empresa Vale para que a delimitação proposta seja revista para contemplar sua pretensão de criar um complexo de mineração na região do parque, inclusive dobrando a área do projeto Mina Apolo. 

 

MOVIMENTO PELA PRESERVAÇÃO DA SERRA DO GANDARELA

 

movimentogandarela@gmail.com

 

Acesse e veja outros documentos: http://www.aguasdogandarela.org/page/comunicado

Atualizado pela última vez por Maurílio Nogueira 10 Set, 2012.

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

Abaixo-Assinado

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

João Raphael de Santana é agora um membro de Águas do Gandarela
3 horas atrás
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Parque Jardim América

Venha para III Reunião aberta do Parque JA, neste domingo, 29/05 A Chácara do Jardim América é a última área verde da região Oeste e a única do território 1 desta mesma região. É uma área que tem potencial pra parque público e a…

Ver mais...
Facebook13 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"O Macaca vem apresentando o seu documentário ""Batuque de Morro Vermelho: memórias de tambores, umbigadas, dança e desafios com cheiro de alecrim do campo", produzido com recursos do Fundif, para a rede municipal de ensino com apoio da Secretaria Municipal de Educação. As exibições estão sendo realizadas no Cine-Teatro Caeté via parceria com a Vilacine, administradora do espaço e vêm tendo…

Ver mais...
Facebook14 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Via Mar de Lama Nunca Mais: Apoio mais que bem-vindo! Manuelzão (UFMG), Instituto HOU, Ponto Terra, Abrace a Serra da Moeda, Amda, Movimento Gandarela e Movimento pelas Serras e Águas de Minas. Essas são algumas das iniciativas sociais que participaram de um encontro na sede do Ministério Público de Minas Gerais, em Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira, 24, e manifestaram seu apoio à campanha #mardelamanuncamais. Durante a…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Neste domingo de feriado(29/05). Venha curtir a natureza preservada, com belos passeios em trilhas, matas, rios, cachoeiras e se aventurar pelas paisagens de Rio Acima, no entorno do Parque Nacional da Serra da Gandarela. Conheça as diversidades culturais e ambientais da cidade. Esperamos por você! https://www.youtube.com/watch?v=qJp1ZxFQ-OM Mais informações: http://bit.ly/gandarelaMAIO2016

Circuito Rio…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"O ouro não se come, ouro não se bebe". Este trailer do documentário peruano Hija de la Laguna (A Filha da Lagoa) mostra o conflito gerado entre a exploração mineral e a preservação do nosso bem mais precioso: as fontes de água. Nélida, uma moradora dos Andes que conversa com os espíritos da água, emprega suas faculdades para enfrentar uma mineradora, que ameaça destruir uma lagoa que ela considera…

Ver mais...
Facebookquinta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Aproveite o feriado! Visite a Serra do Gandarela! Neste domingo de feriado.

Salve a Serra do Gandarela

Venha curtir a natureza preservada, com belos passeios em trilhas, matas, rios, cachoeiras e se aventurar pelas paisagens de Rio Acima, no entorno do Parque Nacional da Serra da Gandarela. Conheça as diversidades culturais e…

Ver mais...
Facebookquarta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

SALVE A SERRA DO GANDARELA! Queremos a serra do Gandarela inteira! Um parque completo protegendo toda suas, nascentes, rios, canga ferruginosa, a paleotoca, fauna e flora. Hoje o contorno do Parque Gandarela esta como as mineradoras desejam, os seus anseios econômicos foram contemplados, foram retirados da propostas originais do parque áreas com rica e importante biodiversidade. "Mais do que impacto visual, a fragmentação prejudica a vida de animais e de…

Ver mais...
Facebookterça-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Temos a luta de dizer não: aqui não pode minerar. Entendemos que se trata de um território, mais do que ferrífero, de um território aquífero." No V Encontro da RBJA, em outubro de 2013, a pesquisadora Carolina Herrmann falou sobre a importância da preservação da Serra do Gandarela. A região é rica em mananciais, responsável por grande parte do abastecimento de água da região…

Ver mais...
Facebook23 Maio · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook

Haverá Conferência Popular em Rio Acima nesta terça, dia 24, às 19h30, no Centro Pastoral Paroquial - para escolha de representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Patrimônio Natural e Cultural, participe! Esse conselho tem sido muito visado por mineradoras e políticos que querem fazer de Rio Acima uma cidade de barragens e geração de renda não duradoura. A participação popular é muito importante.…

Ver mais...
Facebook23 Maio · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Conferência Popular em Rio Acima para escolha de representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Patrimônio Natural e Cultural, participe! Esse conselho tem sido muito visado por mineradoras e políticos que querem fazer de Rio Acima uma cidade de barragens e geração de renda não duradoura. A participação popular é muito importante. Lembrando que o que ocorre em uma cidade no alto da bacia do Rio das Velhas e decisiva no…

Ver mais...
Facebook23 Maio · Responder
Janaina é agora um membro de Águas do Gandarela
21 Maio
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Já somos mais de 20 mil por mais segurança nas barragens existentes e pela proibição de novas barragens em áreas de risco a vidas humanas! Assine você também: www.mardelamanuncamais.com.br

Mar de Lama Nunca Mais

Somos mais de 20 mil! Acabamos de ultrapassar a marca de 20 mil eleitores mineiros, que deram…

Ver mais...
Facebook20 Maio · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Ana Mansoldo e Maria Teresa Corujo falando sobre Educação Ambiental no Opinião Minas. Duas pessoas que têm uma grande relação com a defesa do ambiente. https://www.youtube.com/watch?v=6qo-1MdkJFA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Opinião Minas

youtube.com

O Opinião Minas debate a transformação da educação ambiental em uma disciplina,…

Ver mais...
Facebook19 Maio · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, apoiará a ratificação brasileira do Acordo de Paris, um compromisso mundial para cortar as emissões de gases de efeito estufa e, assim, frear as mudanças do clima. O apoio foi firmado na quarta-feira, 18 de maio, em reunião com a sociedade civil. Além disso, uma equipe técnica do MMA participa, na Alemanha, de uma conferência sobre o tema. A agenda climática está…

Ver mais...
Facebook19 Maio · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Por isso, esta queixa crime movida pela mineradora Vale não ataca apenas o professor Evandro Medeiros, mas a autonomia universitária de realização do princípio da Extensão Universitária, bem como também ataca o direito de manifestação e de reunião que é um direito constitucionalmente garantido." Assine:…

Ver mais...
Facebook19 Maio · Responder

Mensagens de blog

GOSTARIA DE SABER

GOSTARIA DE SABER COMO CHEGO NA PORTARIA DO PARQUE UAIMII POR ITABIRITO...FOI LA POR SÃO BARTOLOMEU E ACHEI MTO TEMPO DE ESTRADA DE TERRA...QUERO SAIR DE BH E IR PELO ASFALTO...QUAL A CIDADE MAIS PRÓXIMA...OBRIGADO

Postado por aida luiza santos bontempo em 29 março 2016 às 15:23

Sou o amor_Texto_Sidnei Piedade

Postado por Sidnei Piedade em 30 julho 2015 às 22:36

Tem dias_Texto_Sidnei Piedade

Postado por Sidnei Piedade em 30 julho 2015 às 22:35

Calçamento e preservação do único trecho intacto da Estrada Real, já!

Calçamento da Estrada Real do trecho de Rio Acima a Itabirito, 
Amigas e…
Continuar

Postado por Sitiantes Rio Acima em 24 fevereiro 2015 às 16:23 — 1 Comentário

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Grupos

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2016   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço