Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

Show pelo Gandarela, domingo, 22/07 às

 

Grupo faz apresentação gratuita, dia 22 de julho às 15h30,

 pela criação do Parque Nacional da Gandarela 

 

Entrada gratuita - local: Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho

Avenida Prof. Mário Werneck, 2691 – bairro Buritis 

 

Acesse as informações de localização: http://www.aguasdogandarela.org/page/mapa-show-musicas-do-espinhaco-22-de-julho-de-2012-as-15h?xg_source=activity 

 

Músicas do Espinhaço, Fotografias e Preservação no
Parque Aggeo Pio Sobrinho

 

Show, novamente dedicado à criação do Parque Nacional do Gandarela, tem participação especial e exposição de fotografias

 

Reunir os amigos ou a família para curtir música ao ar livre. Fazer um piquenique com os filhos ou um encontro com a pessoa amada. Com esses e outros motivos pessoas vão se encontrar em um parque para curtir o show do grupo “Músicas do Espinhaço”. A apresentação acontecerá no dia 22 de julho, às 15h30, no Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte. O show dedicado à criação do Parque Nacional do Gandarela, faz parte de um projeto que recebeu benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. 

 

O espetáculo que divulga o último lançamento da banda, o CD "Jardim do Mundo", contará com participação do pianista Rodrigo Lana, integrante do grupo mineiro Diapasão, que tocará a inédita "Oferendas", escrita em parceria com Bernardo Puhler, principal compositor do “Músicas do Espinhaço”. A canção, inspirada na observação de uma fotografia de André Tanure, ganhou letra que faz menção a história do músico Vinícius Maia de Carvalho (Mainha), desaparecido desde janeiro de 2012 em Minas Gerais.

 

Aproveitando a proximidade com a decisão da presidenta Dilma Rousself sobre a criação do Parque Nacional do Gandarela o grupo dedica mais uma vez o show ao tema. Em maio deste ano, a apresentação realizada no Parque das Mangabeiras também foi palco para a mesma causa. Durante o dia haverá exposição de fotografias da região de autoria de Paulo Batista e Alice Okawara, e as canções "Gandarela" e "Fábrica de Tinta", ambas inspiradas no assunto, farão parte do repertório. "É uma oportunidade especial para voltar ao assunto Gandarela, pois além da proximidade com a decisão federal, as pessoas estarão em um parque, de maneira empírica vivenciando os benefícios de uma unidade de proteção ambiental. Vamos estender tecidos no gramado e distribuir frutas, promovendo uma espécie de piquenique coletivo, incentivando a utilização do espaço ‘verde’ público" explica Bernardo Puhler sobre a importância do momento para a realização do show.

 

 As serras que compõe a região do Gandarela, considerada a última reserva ambiental do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais e com extensão entre os municípios de Rio Acima, Ouro Preto, Santa Bárbara, Caeté e Raposos, são alvo de interesse de várias mineradoras. No entanto, a Justiça Federal de Belo Horizonte determinou que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) encaminhe, no prazo máximo de 60 dias, a proposta final de criação do parque à Presidência da República. 


Com elementos da música regional, do Clube da Esquina e do jazz, o "Músicas do Espinhaço" é formado por Bernardo Puhler (voz, violão, piano e flauta transversal), Zé Mauro (contrabaixo e voz), Gustavo Campos (percussão), Matheus Félix (violino e bandolim) e Rafael Furst (violoncelo, violão e bateria). A sonoridade peculiar resulta da variada formação dos músicos e da inusitada inspiração nas paisagens e nos aspectos culturais da Serra do Espinhaço.

 

Essa é a terceira apresentação que a banda fará em Belo Horizonte no ano de 2012. As outras duas foram realizadas no Parque das Mangabeiras, dia 12 de maio, e no Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas), dia 3 de junho. Outros dois shows serão realizados: no mês de agosto, no Parque Primeiro de Maio, e em setembro, no Parque Fazenda Lagoa do Nado.

 

O show gratuito “Jardim do Mundo” no Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho, dia 22 de julho, às 15h30 é aberto ao público e não é necessária a retirada de ingresso com antecedência. Outras informações sobre a banda estão disponíveis no site www.musicasdoespinhaco.com.br ou com a produtora do grupo Adrilene Muradas, pelo telefone  (31) 9904-3052 begin_of_the_skype_highlighting             (31) 9904-3052      end_of_the_skype_highlighting ou email contato@musicasdoespinhaco.com.br.

 

Porque o nome “Músicas do Espinhaço”?

 

A banda leva o nome da cordilheira brasileira por ter composições inspiradas nas paisagens e nos aspectos culturais da Serra do Espinhaço, maciço montanhoso que nasce na cidade de Ouro Branco, região central de Minas Gerais, e termina no norte do estado da Bahia, contemplando destinos famosos como Ouro Preto, Serra do Cipó, Diamantina e a Chapada Diamantina.

 

Caráter engajado da banda

 

A forte conotação ambiental da banda, que estimulou a criação de ações para a preservação das montanhas do Brasil, resultou também no Portal Serra do Espinhaço (www.serradoespinhaco.com.br), projeto que reúne organizações não governamentais (ONGs) e voluntários, e comercializa produtos ecológicos. Além disso, parte do lucro obtido na venda do CD “Encontro das Cordilheiras” foi investida na construção de uma casa no Morro Redondo (Ipoema). O espaço é utilizado pela comunidade local para venda de artesanato e produtos típicos. Das mil unidades produzidas, mais de 600 foram doadas para a geração de recursos em outros projetos de preservação ao longo das localidades da cordilheira.

Show Jardim do Mundo da banda Músicas do Espinhaço

no Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho

Dia: 22 de julho, domingo

Horário: às 15h30

Local: Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho (Avenida Prof. Mário Werneck, 2691 – bairro Buritis)

Entrada gratuita

 

Próximas apresentações:

 

Agosto: Parque Primeiro de Maio

Setembro: Parque Fazenda Lagoa do Nado

Atualizado pela última vez por Maurílio Nogueira 24 Jul, 2012.

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

LEIA TAMBÉM:

Jornal O Gandarela 1

Jornal O Gandarela 2

Jornal O Gandarela 3

Abaixo-Assinado

Você também pode fazer parte deste movimento!

Imprima o recolha assinaturas e envie o documento para a sede do Projeto Manuelzão:
Av. Alfredo Balena, 190 - Sala 813
Bairro Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG - CEP 30.130-090

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

Luiz Carlos CândidoCândido é agora um membro de Águas do Gandarela
ontem
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

(...) "o decreto deixou de fora “patrimônio biológico, geológico, espeleológico e hidrológico associado às formações de canga do Quadrilátero Ferrífero, incluindo os campos rupestres e os remanescentes de floresta semi-decidual, as áreas de recarga de aquíferos e o conjunto cênico constituído por serras, platôs, vegetação natural, rios e cachoeiras”,…

Ver mais...
Facebooksábado · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Gandarela: parque nacional criado não protege a água de BH Enquanto a criação da Unidade de Conservação é noticiada pela mídia e comemorada por muitos, quem participa de perto do processo lamenta. “É um Parque Nacional da Serra do Gandarela sem a Serra do Gandarela.” Assim resumiu sua decepção a ambientalista Maria Teresa Corujo, a Teca, ao avaliar os contornos da nova Unidade de…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Os minerodutos, espécie de tubos que levam minério de ferro direto da mina ao porto, são três já implantados e cinco em implantação no estado. O jornalista e ambientalista Gustavo Tostes Gazzinelli, que é membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, relata que cada um dos minerodutos vai utilizar volume de água que abasteceria 250 mil pessoas. A quantidade de água abasteceria 2 milhões de pessoas, o…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Movimento Gandarela's Photos

Leia o relato de como foi o processo de criação do PARNA GANDARELA, pelo artigo publicado pelo O ECO do Doutor em Ecologia João Madeira que trabalhou diretamente na criação da unidade de conservação. Em poucos parágrafos descreve um histórico das dezenas de reuniões…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Samuel Siqueira Bueno é agora um membro de Águas do Gandarela
sexta-feira
Maria Luiza Abatemarco de Moura atualizaram seus perfis
quinta-feira
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

PELO MAPA DO PARNA GANDARELA O MOVIMENTO FEZ UMA BREVE ANÁLISE DOS SEUS LIMITES E O QUE FICOU FORA DA ÁREA DE PROTEÇÃO Entre no link e entenda mais sobre o que está em jogo, os limites das propostas e do atual Parque Nacional da Serra do Gandarela. O Movimento Gandarela esta analisando mais a fundo tudo que ficou dentro e fora do parque e suas consequências a longo prazo. COMPARTILHE! SALVE A SERRA DO…

Ver mais...
Facebookquinta-feira · Responder
Maurílio Nogueira atualizou um evento
Miniatura

I SUSTENTAR EECO em Estação Ecológica da UFMG - Campus Pampulha

16 outubro 2014 a 17 outubro 2014
A MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA: inclusão e intercâmbio de valores e ideias sustentáveis prevê um circuito onde os visitantes possam interagir com exposições e experimentos, comprar, propor a solução de desafios e ser agentes de seu próprio saber. No evento, será possível encontrar exposições sobre temáticas socioambientais, quiosques de empresas e produtos sustentáveis, Cineclube Olaria, oficinas interativas, palestras e caminhadas ecológicas.O Movimento Gandarela esta…Ver mais...
quinta-feira
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

O Movimento Gandarela esta participando do I SUSTENTAR ECO no Campus da UFMG, na Estação Ecológica da UFMG, fica ao lado da Escola de Veterinária da UFMG, nesta quinta(16) e sexta(17) de outubro. Participe, entrada gratuita e livre. http://www.aguasdogandarela.org/events/i-sustentar-eeco

I SUSTENTAR EECO

www.aguasdogandarela.org

A MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE DA…

Ver mais...
Facebookquinta-feira · Responder
Maurílio Nogueira postou fotos
quinta-feira
Maurílio Nogueira postou uma nota

PARQUE NACIONAL CRIADO NÃO PROTEGE A SERRA E AS ÁGUAS DO GANDARELA

PARQUE NACIONAL CRIADO NÃO PROTEGE A SERRA E AS ÁGUAS DO GANDARELA O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da República, com área de 31 mil hectares, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 14 de outubro…
quinta-feira
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

PARQUE NACIONAL CRIADO NÃO PROTEGE A SERRA E AS ÁGUAS DO GANDARELA O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da República, com área de 31 mil hectares, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 14 de outubro de 2014. A criação de um Parque Nacional geralmente é motivo para comemoração, mas infelizmente neste caso não temos muito a festejar…

Ver mais...
Facebookquinta-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Entenda melhor o que significam os limites do decreto de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela

Facebookquinta-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

PARQUE NACIONAL CRIADO NÃO PROTEGE A SERRA E AS ÁGUAS DO GANDARELA O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da República, com área de 31 mil hectares, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 14 de outubro de 2014. A criação de um Parque Nacional geralmente é motivo para comemoração, mas infelizmente neste caso não temos muito a festejar…

Ver mais...
Facebookquarta-feira · Responder
Maurílio Nogueira postou uma nota

PARNA GANDARELA É CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL O Movimento Gandarela esta analisando as coordenadas geográficas publicadas no Diário Oficial

PARNA GANDARELA É CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL O Movimento Gandarela esta analisando as coordenadas geográficas publicadas no Diário Oficial O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da Republica, conforme publicação no…
14 Out

Mensagens de blog

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Deixe o pouquinho que sobrou prá nós.

 

Deixo aqui o meu protesto pela desenfreada devastação que mineradoras estão fazendo na região de Acurui, municipio de Itabirito MG. A agressão covarde e desenfreada já passou dos limites.

Deixem o pouquinho que sobrou prá…

Continuar

Postado por Aurelio Carlos Sena e Silva em 29 maio 2012 às 12:34

Audiência pública em Raposos

 

Foi realmente uma vergonha para nós Raposenses ouvir as baboseiras do nosso "secretário de meio ambiente e dos paus-mandados que estavam do lado direito da platéia defendendo o empreendimento da vale e entregando nosso Ribeirão da Prata.…

Continuar

Postado por João Oliveira Gomes em 9 maio 2012 às 2:12

Grupos

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2014   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço