Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

Procedimento de criação do Parque do Gandarela deve ser finalizado em até 60 dias, determina Justiça

Unidade de conservação será implantada numa das áreas de maior relevância ecológica do estado, alvo da cobiça de grandes mineradoras

 

A Justiça Federal determinou que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) encaminhe, no prazo máximo de 60 dias, a proposta final de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.


A decisão encerra, na primeira instância, a Ação Civil Pública nº 60154-79.2011.4.01.3800, ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 16 de novembro do ano passado. Anteriormente, a Justiça já havia concedido liminar determinando a realização de consultas públicas sobre a criação do parque, o que aconteceu no último mês de maio. Agora, o juiz determinou que o ICMBio dê sequência ao processo de criação da unidade de conservação federal, com o envio da proposta à Presidência da República.

Segundo o juiz federal Daniel Castelo Branco, da 18ª Vara Federal de Belo Horizonte, “inexiste nos autos controvérsia acerca da importância e da necessidade de proteção e preservação da Serra do Gandarela, área dotada de excepcionais atributos biológicos, hidrológicos, geológicos, geomorfológicos, espeleológicos, palentológicos e histórico-culturais, e sua aptidão para constituir Unidade de Conservação de Proteção Integral na categoria Parque Nacional”.

A proposta de criação do parque foi elaborada pelo ICMBio em setembro de 2010, após a realização de estudos técnicos preliminares, conforme prevê o artigo 22 da Lei 9.985/2000. No entanto, desde essa data, o processo arrastou-se em meio a pressões econômicas de mineradoras com interesses na região. A Serra do Gandarela está situada em pleno Quadrilátero Ferrífero, uma das mais importantes províncias minerais do mundo.

Para o magistrado, “o prazo de quase 18 meses desde a elaboração da proposta de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela foi suficiente para que o ICMBio realizasse os esclarecimentos prévios junto às populações envolvidas e buscasse uma conciliação, tanto quanto possível, dos vários interesses em conflito” e, por isso, “não se justifica a omissão da parte ré na realização dos atos necessários à criação da unidade de conservação em questão” . 
 
Risco de dano - Segundo ele, o local “é alvo do interesse econômico de entidades do ramo da mineração, sendo certo que tramitam junto aos órgãos estadual (SUPRAM-Central/SEMAD) e federal (Ibama) processos de licenciamento ambiental relacionados a empreendimentos de mineração na região da Serra do Gandarela, havendo, inclusive, pedido de anuência de supressão de Mata Atlântica, o que evidencia a existência de risco da ocorrência de dano ao meio ambiente”.
 
“Portanto, no presente caso, merece ser invocado o princípio da prevenção, que orienta o direito ambiental, enfatizando que deve ser dada prioridade às medidas que previnam – e não simplesmente reparem – a degradação ambiental”, disse o magistrado.
 
Ele também lembrou que “o direito à preservação do meio ambiente é um direito fundamental, de natureza coletiva, que deve ser respeitado por todos, particulares e Poder Público”.
 
Diante da informação de que a serra possui quatro dos cinco bilhões de metros cúbicos de água existentes no chamado Quadrilátero Ferrífero, e que 60% da água consumida em Belo Horizonte e 43% da água que abastece os municípios da região metropolitana provêm da Gandarela, o juiz ressaltou que “a região em questão deve ser preventivamente cuidada e protegida, a fim de que sua vitalidade e beleza não se percam, (...), mormente tendo em conta que a população de Belo Horizonte e dos municípios próximos depende das águas da região”.
 
Segundo estudiosos, a serra é a última área ainda bem preservada de toda aquela região, possuindo rica diversidade vegetal e animal, com espécies raras e endêmicas, algumas ameaçadas de extinção. Ali também podem ser encontrados sítios arqueológicos, com fósseis de até 40 milhões de anos, e várias cavidades naturais – 74 já foram identificadas e pelo menos quatro delas foram consideradas de relevância máxima. 
 
Mas a sua principal característica está no fato de estar inserida na zona de transição de dois dos mais importantes biomas brasileiros, ambos ameaçados de extinção: a Mata Atlântica e o Cerrado. Por isso, ela é considerada uma área de importância biológica especial, única em Minas Gerais, porque ali podem ser encontrados os chamados campos rupestres ferruginosos, conhecidos também como vegetação de canga, um dos ecossistemas mais ameaçados e menos estudados do país.
 
 Assessoria de Comunicação Social  -  Ministério Público Federal em Minas Gerais

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/justica-da-prazo-para-finalizacao-do-procedimento-de-criacao-do-parque-do-gandarela

 

Atualizado pela última vez por Maurílio Nogueira 24 Jul, 2012.

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

Abaixo-Assinado

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"A paleotoca da Serra do Gandarela é um registro único da presença da megafauna extinta no QF, escavada por milodontídeos cavadores (preguiças-gigantes de dois dedos). Possui comprimento total de 340m, sendo a maior paleotoca conhecida até o momento e constitui um exemplo de patrimônio paleontológico com valores que legitimam plenamente sua proposição como sítio paleontológico/geológico do…

Ver mais...
Facebookontem · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Timeline Photos

A PEC 215 não foi votada pela Comissão Especial da câmara e acaba de ser arquivada, pelo menos por este ano. Nas últimas duas semanas a casa legislativa foi palco de uma intensa batalha regimental, onde a bancada ruralista tentou de todas as maneiras realizar a votação do projeto. Graças a…

Ver mais...
Facebookontem · Responder
Movimento Gandarela BR postou uma nota

A paleotoca da Serra do Gandarela e seu potencial como geossítio do Geoparque Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais

A paleotoca da Serra do Gandarela e seu potencial como geossítio do Geoparque Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais The paleoburrow of the Gandarela Mountains and its potential as a geosite of the Quadrilátero Ferrífero Geopark, Minas…
ontem
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Série de protestos denuncia situação dos moradores do entorno da Estrada de Ferro Carajás

Série de protestos denuncia situação dos moradores do entorno da Estrada de Ferro Carajás |...

www.brasildefato.com.br

Da Redação Desde o último domingo (7) ocorrem mobilizações de moradores da cidade de Parauapebas (PA) em protesto contra o…

Ver mais...
Facebookquarta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Série de protestos denuncia situação dos moradores do entorno da Estrada de Ferro Carajás 11/12/2014 - Acampamento de famílias atingidas pela obra expõe os grandes prejuízos e pede reparação imediata dos danos sofridos Desde o último domingo (7) ocorrem mobilizações de moradores da cidade de Parauapebas (PA) em protesto contra o poder público e a empresa Vale. Os manifestantes cobram pela…

Ver mais...
Facebookquarta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Projeto Manuelzão

Timeline Photos

Projeto Manuelzão deseja a todos Boas Festas e Feliz 2015! O Projeto Manuelzão deseja a todos os melhores votos de paz, saúde e boas festas. Que a parceria continue sempre e seu companheirismo nos prestigie. Que nesse final de ano você possa somar todas as alegrias. Somos privilegiados…

Ver mais...
Facebook12 Dez · Responder
Movimento Gandarela BR postou um evento
Miniatura

A Segurança Hídrica de Nova Lima e a Preservação da Serra do Gandarela em Sede dos Sindicato dos trabalhadores na Industria da Extração do Ouro e Metais preciosos de Nova Lima

11 dezembro 2014 de 14 a 21:30
Seminário Gestão de Recursos Hídricos em Nova Limaás 14h25 começa uma apresentação de Paulo Rodrigues intitulada " A Segurança Hídrica de Nova Lima e a Preservação da Serra do Gandarela"Participe.Ver mais...
10 Dez
Movimento Gandarela BR postou uma nota

MOÇÂO DE APOIO

MOÇÃO DE APOIO “Iglesias y Minería: Una opción en defensa de las comunidades y territorios” Nós, reunidos no Centro Cultural de Brasília, na Capital Federal, entre 02 e 05 de dezembro de 2014, no Encontro “Iglesias y Minería: Una opción en…
10 Dez
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

MOÇÃO DE APOIO à luta em defesa da Serra do Gandarela Nós, reunidos no Centro Cultural de Brasília, na Capital Federal, entre 02 e 05 de dezembro de 2014, no Encontro “Iglesias y Minería: Una opción en defensa de las comunidades y territorios”, cerca de cem pessoas de treze países da América Latina e de outros continentes, membros de congregações religiosas, de igrejas evangélicas e…

Ver mais...
Facebook9 Dez · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

MOÇÃO DE APOIO Nós, reunidos no Centro Cultural de Brasília, na Capital Federal, entre 02 e 05 de dezembro de 2014, no Encontro “Iglesias y Minería: Una opción en defensa de las comunidades y territorios”, cerca de cem pessoas de treze países da América Latina e de outros continentes, membros de congregações religiosas, de igrejas evangélicas e católica, de organizações de direitos…

Ver mais...
Facebook9 Dez · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Mais um importante apoio de peso para o Gandarela: MOÇÃO DE APOIO Nós, reunidos no Centro Cultural de Brasília, na Capital Federal, entre 02 e 05 de dezembro de 2014, no Encontro “Iglesias y Minería: Una opción en defensa de las comunidades y territorios”, cerca de cem pessoas de treze países da América Latina e de outros continentes, membros de congregações religiosas, de igrejas evangélicas e…

Ver mais...
Facebook9 Dez · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Além de poluir os rios com barragens de rejeitos e usar volumes indecentes de água da melhor qualidade para bombear minério até os portos, as minerações, especialmente de ferro, destróem os próprios aquíferos que armazenam a água necessária ao consumo humano. Em Minas Gerais, as reservas de água da região central do estado se concentram nas formações geológicas que, ironicamente,…

Ver mais...
Facebook9 Dez · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Para saber mais sobre a Serra do Gandarela e a importância da sua preservação:

Café com C - Parque Nacional da Serra Do Gandarela (Parte1)

www.mixcloud.com

Na primeira parte do programa, Teca conta sobre seu envolvimento com o Movimento pela Preservação pela Serra do Gandarela, o processo de elaboração da…

Ver mais...
Facebook9 Dez · Responder
Pedro Lana Gastelois é agora um membro de Águas do Gandarela
5 Dez
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/12/1555028-mineracao-na-india-dificulta-acordo-climatico.shtml

Mineração na Índia dificulta acordo climático

www1.folha.uol.com.br

Décadas de mineração a céu aberto fizeram esta cidade no meio das jazidas carboníferas da Índia parecer uma paisagem…

Ver mais...
Facebook4 Dez · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Mineroduto com 529 km de extensão sai de MG e passa por 32 cidades para chegar ao RJ e enviar minério aos chineses. Nesse caminho ele destrói 2.500 metros cúbicos de água por hora que seriam suficientes para abastecer 220 mil pessoas." Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/sergio-abranches/SERGIO-ABRANCHES.htm#ixzz3Kkdq86ey

Ver mais...
Facebook2 Dez · Responder

Mensagens de blog

Os Povoado

Como ficará os povoados ao redor da GANDARELA. Ex. vigário da vara, André do Mato dentro, Galego,Conceição do rio acima e outros.

O acesso pela cidade de Rio Acima será livre?

Um abraço

Postado por julimar deoclecio em 4 novembro 2014 às 12:04

Vamos lutar pelo parque!!!!!!!!!!

Temos que lutar muito para transforma a região em uma grande reserva.

Postado por julimar deoclecio em 4 novembro 2014 às 12:01

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Grupos

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2014   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço