Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

Maurílio Nogueira
  • Masculino
  • Belo Horizonte - MG
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Maurílio Nogueira

  • katina josepha jardim biondini
  • Samuel Siqueira Bueno
  • Marcelo Machado
  • Nathalia Machado e Sousa
  • Ademilton Viturino
  • Regiane Oliveira Fortes Rozário
  • José Maurício Iglésias da Silva
  • André Cordeiro De Paoli
  • ANTONIO MILITINO PEDROSO JUNIOR
  • Ederson OH
  • Mayalu Esteves de A. Mello
  • Ricardo Evangelista
  • Laoana Silva
  • Luis Carlos Santos Araujo
  • wanderley santos vieira
 

Página de Maurílio Nogueira

Últimas atividades

Maurílio Nogueira postou fotos
25 Mar
Maurílio Nogueira postou fotos
25 Mar
Maurílio Nogueira postou um evento

Audiência Pública: O abastecimento da água sob a ótica dos deveres e direitos dos consumidores em Câmara Municipal de Belo Horizonte

24 março 2015 de 13:30 a 18
A política e a gestão das águas no município de Belo Horizonte serão abordadas em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, na próxima terça-feira (24/3), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. O requerente da audiência e vice-líder do governo na Câmara, Leonardo Mattos (PV), explica que o tema será tratado sob a ótica do consumidor, com o foco na relação entre a Copasa, a Prefeitura e o cidadão.“Precisamos saber o que o consumidor pode fazer diante da crise…Ver mais...
23 Mar
Maurílio Nogueira atualizou um evento
Miniatura

Caminhada "Cadê a Água daqui?" em Parque Municipal

22 março 2015 de 17 a 21
Veja mais informações e confirme sua presença em:https://www.facebook.com/events/812941762120665/Ver mais...
17 Mar
Maurílio Nogueira atualizou um evento
Miniatura

Semana das Águas em Parque Municipal Américo Renné Giannetti

22 março 2015 de 9 a 16
DIA DA ÁGUA Neste domingo, o Movimento Gandarela juntamente com diversas ONGs estará presente com um stand no Parque Municipal e às 17h sairemos em caminhada até a Praça da Liberdade. Participe! Divulgue! ‪#‎aculpanãoedomeubanho‬ ‪#‎minerionaosebebe‬ …Ver mais...
17 Mar
Maurílio Nogueira postou uma nota

PROTESTE JÁ: MÁ CONDUTA DE MINERADORA FAZ COMUNIDADE SER ENVENENADA

Impressionante reportagem do CQC - programa da Rede Bandeirantes sobre a exploração de ouro na cidade mineira de Paracatu. "Na cidade de Paracatu, Minas Gerais, moradores e trabalhadores da Mineradora Queiroz reclamam dos desleixos cometidos pela…
13 Mar
Maurílio Nogueira postou um vídeo
12 Mar

Fotos de Maurílio Nogueira

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Blog de Maurílio Nogueira

TVNL, Viação Cipó e Entrevista com Gustavo Gazzinelli

Viva Gandarela na TV NL(Nova Lima):

http://tvnl.com.br/index.php?option=com_jomtube&view=video&id=199



Serra do Gandarela na Viação Cipó:…
Continuar

Postado em 3 maio 2010 às 13:00

Mensagens e imagens do Viva Gandarela!

Abraço a Serra do Gandarela:

Olá a todos!

Deixem suas mensagens sobre o Viva Gandarela!…



Continuar

Postado em 29 abril 2010 às 15:30 — 1 Comentário

"Tudo Vale a Pena Quando a Alma não é pequena". . . Fernando Pessoa

. . . "Tudo Vale a Pena Quando a Alma não é pequena". . . Fernando Pessoa

Postado em 17 março 2010 às 15:00

Vídeos de Maurílio Nogueira

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Caixa de Recados (7 comentários)

Você precisa ser um membro de Águas do Gandarela para adicionar comentários!

Entrar em Águas do Gandarela

Às 17:05 em 1 fevereiro 2015, Sitiantes Rio Acima disse...


Vale afirma internamente que estrada de Itabirito a Congonhas está dentro da lei

O Minuto Mais teve acesso ao e-mail enviado pela mineradora a seus funcionários. Informações dão conta de que se a estrada for desativada, desempregados podem chegar a 400

30 de janeiro de 2015 - 18:59 por Reda

Desemprego em massa. Um tipo de ameaça comum entre “os argumentos” do empresariado mundial, toda a vez que, de alguma forma, ele se sente ameaçado. Na Vale, em Itabirito, não poderia ser diferente.

Em uma recente reunião com funcionários, a direção da mineradora teria sinalizado com a possibilidade de demitir 400 funcionários, caso haja a paralisação da estrada que liga as minas do Pico (em Itabirito) e de Fábrica (em Congonhas), conforme determinado pela Justiça.

A reunião não foi aberta à imprensa e o Minuto Maisobteve a informação com funcionários da empresa, que participaram do encontro, mas não quiseram se identificar.

Oficialmente, a assessoria de imprensa da Vale disse ao Minuto Mais que não vai se pronunciar sobre a decisão da Justiça até que seja notificada oficialmente a respeito da liminar que manda paralisar o uso e a implantação da estrada. Sobre os desempregos, a assessoria ficou de dar uma resposta à reportagem, mas nenhum contato foi feito pela mineradora.

Mensagem a funcionários

Internamente, a Vale mandou uma mensagem a funcionários sugerindo que eles esclareçam suas dúvidas com suas equipes. O Minuto também teve acesso ao teor dessa mensagem.

Leia, a seguir, o texto da Vale enviado a seus funcionários: “Informamos que a nossa empresa ainda não foi notificada oficialmente sobre a possível paralisação da estrada Pico-Fábrica, conforme noticiado pela imprensa. É importante esclarecer que a construção da estrada Pico-Fábrica, que liga as duas operações, é o resultado de um minucioso processo de planejamento e execução, com o acompanhamento do Governo de Minas Gerais e dos órgãos competentes. Além disso, o licenciamento ambiental da estrada passou por rigorosa análise, durante todo o processo, quando foram adotadas todas as medidas necessárias para que a estrutura fosse implantada, seguindo as melhores práticas (…). Incentivamos você a conversar com a sua equipe e esclarecer as dúvidas que possam surgir sobre o assunto.”

A estrada “segue” funcionando normalmente.


Estrada que liga a Mina do Pico (em Itabirito) à Mina de Fabrica (em Congonhas) – Foto: Vale

Entenda o caso

A Justiça concedeu liminar em uma Ação Civil Pública contra a mineradora Vale e o Estado de Minas Gerais, suspendendo a licença de operação da estrada que liga a Mina do Pico à Mina de Fábrica.

Às 11:29 em 16 março 2014, Sitiantes Rio Acima disse...
Uma cidade que nunca será “apenas um quadro na parede”, como a Itabira do poeta Carlos Drumond de Andrade, mas que “ainda dói”, para o jornalista e historiador Jurandir Persichini. É esse o clima saudoso da entrevista feita com o pesquisador, jornalista, ex-diretor do Estado de Minas e TV Alterosa e, atualmente, integrante da Controladoria Geral do Estado. Persichini, durante o período em que foi preso por comunismo decidiu - debaixo do pau-de-arara e após sentar-se na cadeira do dragão (usada para eletrocutar torturados) - pesquisar a fundo a história de Raposos e guardar sua memória. Na investida, Persichini comprovou o valor histórico da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a revelou como a primeira Matriz de Minas Gerais. Esse é o entrevistado especial do A Banqueta, que nesta semana homenageia Raposos por seu aniversário e abre seu baú de documentos para contar fatos históricos da cidade. 

Raposos para sempre
A cidade já nasceu Raposos, conservando o mesmo nome desde quando era arraial, o qual, fundado no final do século XVII, comemora na próxima semana, dia 16 de fevereiro, 324 anos de história. A cidade das jovens mulheres viúvas, esposas de operários da mina; terra de clima ameno, do qual as manhãs são feitas de neblina pura e branca, derramada entre as montanhas. Matas, reservas florestais, trilhas ecológicas consagradas como as melhores, poços, lagoas, ribeirões e o ilustre Rio das Velhas também são Raposos; a casa de uma gente simples e faceira, que dança congado, Folia de Reis, Carnaval, Cavalhadas e Quermesses.

Essa história, que se formou naturalmente bela, teve início quando o Governador da Capitania do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, Artur de Sá Menezes, veio desbravar, nas imediações dos Cataguás, uma terra que escondesse ouro. A expedição do governador contou com a determinação de Pedro de Morais Raposo, um bandeirante disposto a enfrentar os perigos dessa empreitada. Consigo, Raposo levou a família, irmãos, amigos e escravos no rastro de bandeirantes como Paes Leme, Borba Gato, dessa forma, encontrou o lugar de sua procura, uma terra que herdou seu nome, produziu incontável ouro e serviu de celeiro para diversas cidades.


Da indignação nasceram então, os grupos comunistas e a cidade foi apelidada de Moscou e os comunistas de Moscouvitas. Com o passar do tempo, o apelido expandiu para toda população de Raposos e tomou um significado pejorativo, sendo que os moradores passaram a se sentir ofendidos por esse apelido.

1Não gosto ·  · 
Às 14:41 em 2 julho 2013, Hadnney Julio Vieira Gouvea disse...

Boa tarde , sou morador do entorno do Parque , na comunidade Palmital e recebi esta notícia http://www.hojeemdia.com.br/minas/defensores-da-serra-da-gandarela-se-juntam-a-manifestac-o-rumo-ao-mineir-o-1.139944  ,com muita indignação pois lutamos pela criação do Parque nás áreas ja definidas nas audiencias públicas  más parece que alem destas áreas querem transformar tambem o entorno em parque , o que significa desapropiar os moradores que desde os tempos de meu bis avo ocupavam estas propiedades

Às 19:00 em 9 novembro 2011, Alex Pedro Santos Drummond disse...

me mantenha informado sempre abraços e vamos lutando pelo parque se preservaçaõ do GANDARELA.abraços. 

Às 13:11 em 4 maio 2011, Giuseppe Gabriel Moll Perrsichin disse...
Sobre o assédio moral e as desapropriações discriminatórias de ribeirinhos do Rio das Velhas, em Raposos

Prezados e Prezadas,

Dou um doce para quem não souber que a empresa (ou ganância) que está por trás dessa ignomínia atroz de querer desapropriar, discriminar e até  desmoralizar, e que tem o nome de VALE... "mordem e assopram!"

É muito sintomático - pergunte ao Buiu do Nascimento, líder ambientalista de Raposos e autor da denúncia sobre a ameça de se projetar um verdadeiro "tsumani" para Raposos, que é uma represa descomunal.

É importante lembrar que a MORRO VELHO permaneceu na região durante 180 anos, tendo levado toneladas e toneladas de ouro para Portugal e para o Reino Unido da Inglaterra. Mas que não legou a Raposos e Rio Acima nenhum bem para a população, como banco, escola, igreja, clube, hospital, água tratada, rede de esgoto, ruas calçadas, enfim, NADA! Deixou, sim, um enorme passivo ambiental com o Rio das Velhas poluído e morto, uma cratera enorme e uma infinidade de viúvas, órfãos e um rastro de doenças provocadas pela silicose, pelo arsênico e pelo descaso.

É muita ingenuidade acreditar que a VALE vai ajudar Raposos com empregos.

Esse plano maquiavélico da VALE, da MSOL, ANGLO GOLD tem como pano de fundo a instlação de uma exploração de minérios na SERRA DO GANDARELA, a Mina Apolo, que está sendo contestada pelos ambientalistas e pelo Ministério Público. Há também uma terceira vertente criminosa que é o asfaltamento da Estrada Real, entre Rio Acima e Itabirito, único trecho ainda intacto co caminho colonial. Assim esses malfeitores vão destruindo a memória, a história, a cultura e o meio ambiente dos mineiros.

Giuseppe Moll Persichin
Às 10:57 em 15 setembro 2010, Moisés da Motta Nadú disse...
Bom dia meu amigo, tudo bem contigo...???
Eu queria saber se vc tem alguma notícia sobre o andamento da criação do Parque Nacional junto ao instituto Chico Mendes.
Um abraço.
Moisés.
Às 20:43 em 2 junho 2010, Adriana Correa Valentino disse...
Maurilio!! Tá linda a página!!! Parabens!!!
 
 
 

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

Abaixo-Assinado

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

Maurílio Nogueira postou fotos
25 Mar
Maurílio Nogueira postou fotos
25 Mar
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Facebook25 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"O abastecimento da água sob a ótica dos deveres e direitos dos consumidores" Assista ao vivo a audiência pública pelo link: http://www.cmbh.mg.gov.br/webtv_camara/ao_vivo Transmitido direto da Câmara de legislativa de Belo Horizonte. "A política e a gestão das águas no município de Belo Horizonte serão abordadas em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do…

Ver mais...
Facebook24 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

HOJE! Audiência Pública na Câmara Municipal sobre abastecimento de água, deveres e os direitos dos consumidores. Mais: http://www.cmbh.mg.gov.br/noticias/2015-03/camara-vai-discutir-gestao-das-aguas-em-belo-horizonte

Facebook24 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Hoje, às 13h30, na Câmara Municipal de BH:

Audiência Pública: O abastecimento da água sob a ótica dos deveres e direitos dos consumidores

aguasdogandarela.org

A política e a gestão das águas no município de Belo Horizonte serão abordadas em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do…

Ver mais...
Facebook24 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Cadê a água daqui?

Facebook24 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

" "O mineroduto vai na contramão da necessidade hídrica do Estado, devido ao grande volume de água para transportar o minério, provocando danos ambientais irreparáveis", assinala a nota." Via OTEMPO

Água usada na mineração faz até o PT criticar governo…

Ver mais...
Facebook24 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

CadÊ a áGUa dAQui?!? Belo Horizonte, 22 de março de 2015 Dia Mundial da Água

Cadê a água daqui?

CadÊ a áGUa dAQui?!? Belo Horizonte, 22 de março de 2015 Dia Mundial da Água

Facebook23 Mar · Responder
Maurílio Nogueira postou um evento

Audiência Pública: O abastecimento da água sob a ótica dos deveres e direitos dos consumidores em Câmara Municipal de Belo Horizonte

24 março 2015 de 13:30 a 18
A política e a gestão das águas no município de Belo Horizonte serão abordadas em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, na próxima terça-feira (24/3), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. O requerente da audiência e vice-líder do governo na Câmara, Leonardo Mattos (PV), explica que o tema será tratado sob a ótica do consumidor, com o foco na relação entre a Copasa, a Prefeitura e o cidadão.“Precisamos saber o que o consumidor pode fazer diante da crise…Ver mais...
23 Mar
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

DIA DA ÁGUA "Cerca de 3.000 pessoas acompanharam neste domingo (22), no Parque Municipal, no centro de Belo Horizonte, a programação do Dia Mundial da Água: Grito Pelos Rios e Montanhas de Minas. Realizado pelo projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com Sesc e apoiadores como o Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela e a ONG Verde, o evento chamou atenção para a crise hídrica…

Ver mais...
Facebook23 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Dia Mundial da Água Ambientalistas de Raposos pertencentes ao Movimento Gandarela apresentaram a classificação de quem realmente pode comprometer nossa água. Fotos: Benedito Rocha

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Ambientalistas de Raposos pertencentes ao Movimento Gandarela apresentaram a…

Ver mais...
Facebook22 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Daqui a pouco

Cadê a água daqui?

Para informações, clique no link do evento: https://www.facebook.com/events/812941762120665/

Facebook22 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Projeto Manuelzão convida para o "Grito pelos rios e montanhas de Minas" A manifestação acontecerá amanhã, dia 22 de março, no Parque Municipal, em BH, a partir das 9h, em evento de alerta pela preservação das águas e montanhas de Minas. Compareça e traga sua família. Via Projeto Manuelzão…

Ver mais...
Facebook21 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

GRITO PELAS ÁGUAS E MONTANHAS DE MINAS GERAIS 9 às 15 horas no Parque Municipal de BH Amigos do Gandarela No Dia Mundial da Água, neste domingo (22), será realizado o evento abaixo no Parque Municipal de BH, aberto a todos aqueles que quiserem apresentar suas preocupações com a grave crise hídrica (programação completa em…

Ver mais...
Facebook20 Mar · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Cadê a água daqui? Minas Gerais não era a caixa d'água do Brasil? Chame sua família e amigos. Vamos participar desta caminhada! Confirme a sua presença na página do evento: https://www.facebook.com/events/812941762120665/

Facebook20 Mar · Responder

Mensagens de blog

Calçamento e preservação do único trecho intacto da Estrada Real, já!

Calçamento da Estrada Real do trecho de Rio Acima a Itabirito, 
Amigas e…
Continuar

Postado por Sitiantes Rio Acima em 24 fevereiro 2015 às 16:23

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Deixe o pouquinho que sobrou prá nós.

 

Deixo aqui o meu protesto pela desenfreada devastação que mineradoras estão fazendo na região de Acurui, municipio de Itabirito MG. A agressão covarde e desenfreada já passou dos limites.

Deixem o pouquinho que sobrou prá…

Continuar

Postado por Aurelio Carlos Sena e Silva em 29 maio 2012 às 12:34

Grupos

Aniversários

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2015   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço