Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

SEMANA GANDARELA 2011



16 a 20 Nov/2011 - Bacia do Alto Rio das Velhas
www.aguasdogandarela.org

A República, com origem etimológica na expressão latina res publica (coisa pública, bem comum), é comemorada, no Brasil, no próximo dia 15 de novembro. Não por acaso, o Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela elegeu a mesma semana para a primeira edição da SEMANA GANDARELA.

O objetivo da SEMANA GANDARELA é ampliar a divulgação da proposta de criação do PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA e a sua importância natural e hídrica para Belo Horizonte e a região e anel metropolitanos. Afinal, o geossistema da serra do Gandarela é fundamental para a preservação dos mananciais de água de qualidade e pelo raro e complexo patrimônio natural, devido à associação da biodiversidade da Mata Atlântica, Campos Rupestres Ferruginosos e Cerrado a poucos quilômetros da terceira maior região metropolitana brasileira e no contexto da principal região turística de Minas Gerais.

Neste momento, uma forte pressão política, por segmentos que não abrem mão de dominar todo o território da APA Sul RMBH, está tentando alterar, de forma considerável, a proposta técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para permitir a instalação de grandes empreendimentos de mineração na região do Parque.

Video Semana Gandarela: http://www.youtube.com/watch?v=UXt5vEU7UCM&feature=youtu.be

 

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial da SEMANA GANDARELA começou em Belo Horizonte, o evento Arte e Ecumenismo, no Parque Municipal (Praça de São Francisco), na região central da capital. O Projeto TEIA realizarou oficinas pedagógicas e contação de estórias. A Celebração Ecumênica em defesa do Parque Nacional da Serra do Gandarela que contará, entre outros, com o Padre Marcos Gomes, ex-Reitor do Santuário da Serra da Piedade (Caeté)e atual Pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Belo Horizonte), Ricardo Malta (Direitos Humanos e Inclusão PUC Minas) e Márcio Boaventura (Tradição Ciranda da Terra/Xamanismo celta).

Também nesta quarta-feira, foi aberta em Caeté, às 10 horas, a exposição Gandarela Itinerante, organizada pelo Museu de História Natural Jardim Botânico da UFMG/Projeto Manuelzão em frente à Escola Estadual José Brandão.

VEJA AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA AQUI!

 

QUINTA - Debate Conflitos com a mineração e o Desenvolvimento Insustentável de Minas Gerais
A Semana Gandarela continuará, na quinta-feira (dia 17/11), das 18:30 às 22 horas, no auditório da Escola de Arquitetura da UFMG (bairro Funcionários, em BH) com o Debate Conflitos com a mineração e o Desenvolvimento Insustentável de Minas Gerais, com a presença de pesquisadores e representantes de movimentos sociais. No mesmo dia teremos, em Rio Acima (Praça da Estação Ferroviária), às 19 horas, o projeto Tela em Trânsito, com projeção de curta-metragens e debate com a população sobre os benefícios ambientais, sociais e econômicos da implantação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Parte 1: Mapa dos Conflitos com a Mineração em Minas Gerais

GESTA/UFMG e NINJA/UFSJ

 

Geossistema do Quadrilátero Ferrífero e seus Recursos Hídricos

Flávio do Carmo (ICB/UFMG) e André Salgado (IGC/UFMG)

 

Parte 2: Debate e compartilhamento de Conflitos

 

Parte 3: Leitura e aprovação de Carta à População de Minas Gerais

Leia a noticia: MPF/MG quer agilizar criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela

 

 

Na sexta-feira, dia 18, teremos novamente o Tela em Trânsito, desta vez em Raposos (Praça Getúlio Vargas), às 19 horas e, em Belo Horizonte, será realizadas intervenções urbanas durante o dia todo pelo Coletivo Fluxuscetina de arte contemporânea e convidados em ruas do Centro e Savassi.

Em Belo Horizonte, no sábado, dia 19, o Grupo Armatrux apresentará o espetáculo Parangolé, às 11 horas da manhã no Parque Municipal, na Praça dos Fundadores.



Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer a Serra do Gandarela, indicamos as duas atividades do VIVA GANDARELA, no sábado e no domingo (19 e 20/11).

SABADO - A Expedição RIBEIRÃO DA PRATA sairá de Raposos (Praça da Estação Ferroviária) às 9 horas do sábado (dia 19), para visitas às ruínas e cachoeiras do Prata, inclusive a de Santo Antônio, próxima ao distrito de Morro Vermelho, com retorno previsto para 17 horas.

No domingo, dia 20, a Semana Gandarela será encerrada com o ABRAÇO DO GANDARELA, com saída para a Serra do Gandarela, às 10 horas da manhã em Rio Acima, da Praça de Estação Ferroviária, e retorno às 17 horas. A concentração em Rio Acima será animada pela apresentação do Palhaço Popó e do Grupo Musical Infanto Juvenil da ACRA, a partir das 9 horas da manhã.

Sugere-se aos participantes organizarem seus meios de locomoção e levarem lanche, água, chapeu, protetor solar e roupa leve para as caminhadas e demais atividades do VIVA GANDARELA.

Informações – Contatos/Telefones (Código 31)
• Viva Gandarela - Expedição do Prata e Abraço do Gandarela - Saulo (9580.6768) e Paulo (9957.2825)
• Atividades Culturais – Teca (9385-1339) e Saulo (9580.6768)
• Debate – Gustavo (8804.2991) e Teca (9385-1339)
• Coordenação Geral – Teca, Saulo e Paulo
o Email - movimentogandarela@gmail.com

Abaixo Assinado pela criação do Parque: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7030

 

 

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

LEIA TAMBÉM:

Jornal O Gandarela 1

Jornal O Gandarela 2

Jornal O Gandarela 3

Abaixo-Assinado

Você também pode fazer parte deste movimento!

Imprima o recolha assinaturas e envie o documento para a sede do Projeto Manuelzão:
Av. Alfredo Balena, 190 - Sala 813
Bairro Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG - CEP 30.130-090

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

RECURSOS FEDERAIS PARA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO CAEM 70% A revitalização ficou só na promessa: Série do EM mostra que investimento em preservação encolheu, enquanto verba para retirar recursos hídricos da bacia cresceu 47% “Em 2006, o presidente Lula garantiu que, para cada real gasto na transposição do Rio São Francisco, um real seria investido em revitalização.…

Ver mais...
Facebook4 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

O principal sistema de abastecimento de água para Belo Horizonte e parte da Região Metropolitana de BH é o Sistema Rio das Velhas, que usa uma única captação, localizada em Bela Fama, município de Nova Lima. Este sistema não usa regularmente lagoas de regularização de vazão, pela simples razão de que os reservatórios que armazenam água para mais de dois milhões de pessoas são as…

Ver mais...
Facebook4 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Timeline Photos

Cerca de 16,3% do Parque Nacional da Serra do Gandarela é Cerrado "É JUSTAMENTE PELA FORÇA DA CIÊNCIA que ele dá a notícia que não queria: na prática o Cerrado já está extinto como bioma. E, como reza o dito popular, notícia ruim não vem sozinha, antes…

Ver mais...
Facebook5 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

No sábado (18) aconteceu a primeira oficina na Estação Gandarela, na rodoviária em Rio Acima: "Bordando a Serra do Gandarela", com Helena Flávia, que contou com a presença de moradora de Rio Acima e da equipe de professores, funcionários e família da Escola Verde Vida, de Belo Horizonte.…

Ver mais...
Facebook20 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

O recém-criado Parque Nacional da Serra do Gandarela sofre com incêndios dentro e fora de seus limites. Visitantes relatam grande foco de incêndio na área conhecida como Espingarda Queimada, nas proximidades de Vigário da Vara, município de Santa Bárbara. O fogo está se alastrando para o interior do sinclinal Gandarela, onde está a segunda maior mancha contínua de mata atlântica de Minas Gerais, com mais de 20 mil ha…

Ver mais...
Facebook20 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

A exclusão da área protegida pelo Parque Nacional da Serra do Gandarela de parte de seus mais importantes atributos, para atender aos interesses das empresas de mineração, compromete sua integridade futura e pode impactar irreversivelmente a segurança hídrica de uma população de mais de dois milhões de pessoas. Saibam mais e ajudem a defender a Gandarela SEM MINERAÇÃO em www.aguasdogandarela.org (copiando…

Ver mais...
Facebookontem · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Parque criado pelo governo federal em Minas Gerais não garante a preservação integral da Serra do Gandarela, o que compromete o abastecimento de água de Belo Horizonte e região. Conheça a história da Serra do Gandarela, sua biodiversidade, seu potencial hídrico, os riscos que a permissão para a atividade mineradora na região pode provocar e toda a mobilização de ambientalistas e comunidades pela…

Ver mais...
Facebookontem · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

A Presidente Dilma acabou de criar o Parque Nacional da Serra do Gandarela, mas deixou de fora o trecho mais significativo da Serra do Gandarela, no qual estão a maioria dos atributos que levaram a sociedade civil a lutar, há 7 anos, pela sua preservação. Ficaram de fora algumas das mais importantes nascentes e boa parte da bacia do Ribeirão da Prata, que compromete o principal curso de água da região da Serra do Gandarela, vital para o…

Ver mais...
Facebookontem · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

O recém-criado Parque Nacional da Serra do Gandarela sofre com incêndios dentro e fora de seus limites. Visitantes relatam grande foco de incêndio na área conhecida como Espingarda Queimada, nas proximidades de Vigário da Vara, município de Santa Bárbara. O fogo está se alastrando para o interior do sinclinal Gandarela, onde está a segunda maior mancha contínua de mata atlântica de Minas Gerais, com mais de 20 mil ha…

Ver mais...
Facebookontem · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Ontem, sábado (18), aconteceu a primeira oficina na Estação Gandarela, na rodoviária em Rio Acima: "Bordando a Serra do Gandarela", com Helena Flávia, que contou com a presença de moradora de Rio Acima e da equipe de professores, funcionários e família da Escola Verde Vida, de Belo Horizonte. O espaço foi inaugurado em 21 de setembro e já tem recebido visitantes que escutaram a rádio comunitária…

Ver mais...
Facebookdomingo · Responder
Luiz Carlos CândidoCândido é agora um membro de Águas do Gandarela
domingo
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

(...) "o decreto deixou de fora “patrimônio biológico, geológico, espeleológico e hidrológico associado às formações de canga do Quadrilátero Ferrífero, incluindo os campos rupestres e os remanescentes de floresta semi-decidual, as áreas de recarga de aquíferos e o conjunto cênico constituído por serras, platôs, vegetação natural, rios e cachoeiras”,…

Ver mais...
Facebooksábado · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Gandarela: parque nacional criado não protege a água de BH Enquanto a criação da Unidade de Conservação é noticiada pela mídia e comemorada por muitos, quem participa de perto do processo lamenta. “É um Parque Nacional da Serra do Gandarela sem a Serra do Gandarela.” Assim resumiu sua decepção a ambientalista Maria Teresa Corujo, a Teca, ao avaliar os contornos da nova Unidade de…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Os minerodutos, espécie de tubos que levam minério de ferro direto da mina ao porto, são três já implantados e cinco em implantação no estado. O jornalista e ambientalista Gustavo Tostes Gazzinelli, que é membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, relata que cada um dos minerodutos vai utilizar volume de água que abasteceria 250 mil pessoas. A quantidade de água abasteceria 2 milhões de pessoas, o…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Samuel Siqueira Bueno é agora um membro de Águas do Gandarela
sexta-feira
Maria Luiza Abatemarco de Moura atualizaram seus perfis
quinta-feira

Mensagens de blog

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Deixe o pouquinho que sobrou prá nós.

 

Deixo aqui o meu protesto pela desenfreada devastação que mineradoras estão fazendo na região de Acurui, municipio de Itabirito MG. A agressão covarde e desenfreada já passou dos limites.

Deixem o pouquinho que sobrou prá…

Continuar

Postado por Aurelio Carlos Sena e Silva em 29 maio 2012 às 12:34

Audiência pública em Raposos

 

Foi realmente uma vergonha para nós Raposenses ouvir as baboseiras do nosso "secretário de meio ambiente e dos paus-mandados que estavam do lado direito da platéia defendendo o empreendimento da vale e entregando nosso Ribeirão da Prata.…

Continuar

Postado por João Oliveira Gomes em 9 maio 2012 às 2:12

Grupos

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2014   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço