Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

Movimento Gandarela no ICLEI - International Council for Local Environmental Initiatives

No dia 14 de junho de 2012, em Belo Horizonte no Teatro do Sesc em BH , o Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela esteve presente à abertura do ICLEI World Congress 2012 -  como parte da programação da Rio+20 - autoridades municipais e representantes de governos de vários países que assumiram um compromisso com o desenvolvimento sustentável.

 

Do lado de fora, foram usados banners e faixas. Dois atores de teatro, representando o papel de vendedores da INVIABILIZA FUTURO S/A abordavam os convidados oferecendo “empreendimentos que destroem as serras e comprometem seriamente a quantidade e qualidade de águas de nossos mananciais” e os convidavam a olhar os empreendimentos de mineração nas serras da Moeda, do Curral, da Piedade, de Itatiaiucú e do Gandarela. Enquanto isso, membros do movimento entregaram material e conversavam com as pessoas na calçada.

 

Este ato político em defesa da Serra do Gandarela teve como objetivo chamar a atenção que uma cidade de fato sustentável - tema do Congresso - não deve considerar apenas tecnologia e eficiência, mas deve questionar os modos de apropriação dos recursos naturais dentro e fora da cidade.

 

Não podemos deixar que a maior reserva de água pura da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com milhares de nascentes e dezenas de cachoeiras que vertem de suas belas encostas seja destruída. A implantação de empreendimentos minerários no Gandarela prejudicará irreversivelmente o abastecimento futuro de água para uma população estimada hoje em mais de cinco milhões de habitantes.

O ICLEI, “'International Council for Local Environmental Initiatives”, ou Governos Locais pela Sustentabilidade, reúne mais de 1200 cidades, municípios e associações.

O evento ocorre de 14 a 17 de junho de 2012 e  esta intimamente ligado à Conferência da ONU, Rio+20, o Congresso Mundial ICLEI 2012 irá traçar o caminho a seguir para governos locais e seus parceiros rumo a um futuro mais próspero e sustentável. 

O Congresso Mundial que é promovido a cada três anos será realizado pela primeira vez na América Latina, e será uma oportunidade para que prefeitos, representantes de Governos locais, organizações internacionais, governos nacionais, financiadores e outros parceiros se reúnam e compartilhem conhecimentos, troquem experiências, se capacitem e participem de visitas técnicas e exposições.

O evento viabiliza o debate sobre a questão ambiental e a sua interatividade com aspectos políticos, econômicos, urbanos, sociais e culturais, repensando sua força transformadora para gerar a paz e o desenvolvimento sustentável. Em 2012, na sua edição belo-horizontina, ganha a importância de se configurar como preparação e definição de estratégias para as temáticas que serão tratadas na Rio+20.

Saiba mais sobre o ICLEI: http://worldcongress2012.iclei.org/pt/home.html

Abaixo "Inviabiliza Futuro S/A" é o nome da empresa. A logomarca evoca uma grande cava de mineração. Banners do protesto do MovSAM(Movimento pelas Serras e Águas de Minas" na noite de 14 de junho, em BH.

© 2014   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço