Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

CAMPANHA FRATERNIDADE

Campanha da Fraternidade 2011

 

O padre Áureo Nogueira de Freitas, Vigário Episcopal para a Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, concedeu entrevista para o programa Bom Dia Minas, da TV Globo, nesta quarta-feira, sobre a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Padre Áureo falou  sobre o objetivo da Campanha, que é conscientizar para a necessidade da preservação do planeta, “por meio de gestos concretos, que contribuem para a construção de um mundo diferente”.

Estes gestos, de acordo com o padre, podem ser alcançados seguindo a filosofia dos “três Rs”: reduzir, reciclar e reaproveitar. “Gestos simples, como reduzir o consumo da água, evitar imprimir e-mails, utilizar os dois lados do papel, ajudam a salvar o planeta do aquecimento global”, exemplifica o sacerdote.

Durante a entrevista, padre Áureo provocou uma reflexão sobre o dever do homem no planeta. “Será que o papel do ser humano é apenas usufruir? Precisamos ter consciência de que o planeta é um dom e, por isso, não pode ser usado de qualquer maneira”, alerta.

  . . .

 

RETIRADO: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=1958



Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema "A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).

 

APRESENTAÇÃO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!

Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.

Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.

E para reforçar nossas expectativas aos Gestos Concretos que com certeza surgirão em nossas Paróquias, Sociedade através da conversão individual e coletiva nesta quaresma, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária.

Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.

 

cfarquidiocesesorocaba.com

 

Aqui o cartaz em alta resolução:


TEMA MUSICAL:  http://www.youtube.com/watch?v=MxmWAcTVKJA

 

ORAÇÃO CAMPANHA FRATERNIDADE 2011:  http://www.youtube.com/watch?v=kzWGMMPqryY&feature=related

 

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

LEIA TAMBÉM:

Jornal O Gandarela 1

Jornal O Gandarela 2

Jornal O Gandarela 3

Abaixo-Assinado

Você também pode fazer parte deste movimento!

Imprima o recolha assinaturas e envie o documento para a sede do Projeto Manuelzão:
Av. Alfredo Balena, 190 - Sala 813
Bairro Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG - CEP 30.130-090

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

Luiz Carlos CândidoCândido é agora um membro de Águas do Gandarela
ontem
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

(...) "o decreto deixou de fora “patrimônio biológico, geológico, espeleológico e hidrológico associado às formações de canga do Quadrilátero Ferrífero, incluindo os campos rupestres e os remanescentes de floresta semi-decidual, as áreas de recarga de aquíferos e o conjunto cênico constituído por serras, platôs, vegetação natural, rios e cachoeiras”,…

Ver mais...
Facebooksábado · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Gandarela: parque nacional criado não protege a água de BH Enquanto a criação da Unidade de Conservação é noticiada pela mídia e comemorada por muitos, quem participa de perto do processo lamenta. “É um Parque Nacional da Serra do Gandarela sem a Serra do Gandarela.” Assim resumiu sua decepção a ambientalista Maria Teresa Corujo, a Teca, ao avaliar os contornos da nova Unidade de…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Os minerodutos, espécie de tubos que levam minério de ferro direto da mina ao porto, são três já implantados e cinco em implantação no estado. O jornalista e ambientalista Gustavo Tostes Gazzinelli, que é membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, relata que cada um dos minerodutos vai utilizar volume de água que abasteceria 250 mil pessoas. A quantidade de água abasteceria 2 milhões de pessoas, o…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Movimento Gandarela's Photos

Leia o relato de como foi o processo de criação do PARNA GANDARELA, pelo artigo publicado pelo O ECO do Doutor em Ecologia João Madeira que trabalhou diretamente na criação da unidade de conservação. Em poucos parágrafos descreve um histórico das dezenas de reuniões…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Samuel Siqueira Bueno é agora um membro de Águas do Gandarela
sexta-feira
Maria Luiza Abatemarco de Moura atualizaram seus perfis
quinta-feira
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

PELO MAPA DO PARNA GANDARELA O MOVIMENTO FEZ UMA BREVE ANÁLISE DOS SEUS LIMITES E O QUE FICOU FORA DA ÁREA DE PROTEÇÃO Entre no link e entenda mais sobre o que está em jogo, os limites das propostas e do atual Parque Nacional da Serra do Gandarela. O Movimento Gandarela esta analisando mais a fundo tudo que ficou dentro e fora do parque e suas consequências a longo prazo. COMPARTILHE! SALVE A SERRA DO…

Ver mais...
Facebookquinta-feira · Responder
Maurílio Nogueira atualizou um evento
Miniatura

I SUSTENTAR EECO em Estação Ecológica da UFMG - Campus Pampulha

16 outubro 2014 a 17 outubro 2014
A MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA: inclusão e intercâmbio de valores e ideias sustentáveis prevê um circuito onde os visitantes possam interagir com exposições e experimentos, comprar, propor a solução de desafios e ser agentes de seu próprio saber. No evento, será possível encontrar exposições sobre temáticas socioambientais, quiosques de empresas e produtos sustentáveis, Cineclube Olaria, oficinas interativas, palestras e caminhadas ecológicas.O Movimento Gandarela esta…Ver mais...
quinta-feira
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

O Movimento Gandarela esta participando do I SUSTENTAR ECO no Campus da UFMG, na Estação Ecológica da UFMG, fica ao lado da Escola de Veterinária da UFMG, nesta quinta(16) e sexta(17) de outubro. Participe, entrada gratuita e livre. http://www.aguasdogandarela.org/events/i-sustentar-eeco

I SUSTENTAR EECO

www.aguasdogandarela.org

A MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE DA…

Ver mais...
Facebookquinta-feira · Responder
Maurílio Nogueira postou fotos
quinta-feira
Maurílio Nogueira postou uma nota

PARQUE NACIONAL CRIADO NÃO PROTEGE A SERRA E AS ÁGUAS DO GANDARELA

PARQUE NACIONAL CRIADO NÃO PROTEGE A SERRA E AS ÁGUAS DO GANDARELA O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da República, com área de 31 mil hectares, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 14 de outubro…
quinta-feira
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

PARQUE NACIONAL CRIADO NÃO PROTEGE A SERRA E AS ÁGUAS DO GANDARELA O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da República, com área de 31 mil hectares, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 14 de outubro de 2014. A criação de um Parque Nacional geralmente é motivo para comemoração, mas infelizmente neste caso não temos muito a festejar…

Ver mais...
Facebookquinta-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Entenda melhor o que significam os limites do decreto de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela

Facebookquinta-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

PARQUE NACIONAL CRIADO NÃO PROTEGE A SERRA E AS ÁGUAS DO GANDARELA O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da República, com área de 31 mil hectares, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 14 de outubro de 2014. A criação de um Parque Nacional geralmente é motivo para comemoração, mas infelizmente neste caso não temos muito a festejar…

Ver mais...
Facebookquarta-feira · Responder
Maurílio Nogueira postou uma nota

PARNA GANDARELA É CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL O Movimento Gandarela esta analisando as coordenadas geográficas publicadas no Diário Oficial

PARNA GANDARELA É CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL O Movimento Gandarela esta analisando as coordenadas geográficas publicadas no Diário Oficial O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da Republica, conforme publicação no…
14 Out

Mensagens de blog

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Deixe o pouquinho que sobrou prá nós.

 

Deixo aqui o meu protesto pela desenfreada devastação que mineradoras estão fazendo na região de Acurui, municipio de Itabirito MG. A agressão covarde e desenfreada já passou dos limites.

Deixem o pouquinho que sobrou prá…

Continuar

Postado por Aurelio Carlos Sena e Silva em 29 maio 2012 às 12:34

Audiência pública em Raposos

 

Foi realmente uma vergonha para nós Raposenses ouvir as baboseiras do nosso "secretário de meio ambiente e dos paus-mandados que estavam do lado direito da platéia defendendo o empreendimento da vale e entregando nosso Ribeirão da Prata.…

Continuar

Postado por João Oliveira Gomes em 9 maio 2012 às 2:12

Grupos

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2014   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço