Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

CAMPANHA FRATERNIDADE

Campanha da Fraternidade 2011

 

O padre Áureo Nogueira de Freitas, Vigário Episcopal para a Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, concedeu entrevista para o programa Bom Dia Minas, da TV Globo, nesta quarta-feira, sobre a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Padre Áureo falou  sobre o objetivo da Campanha, que é conscientizar para a necessidade da preservação do planeta, “por meio de gestos concretos, que contribuem para a construção de um mundo diferente”.

Estes gestos, de acordo com o padre, podem ser alcançados seguindo a filosofia dos “três Rs”: reduzir, reciclar e reaproveitar. “Gestos simples, como reduzir o consumo da água, evitar imprimir e-mails, utilizar os dois lados do papel, ajudam a salvar o planeta do aquecimento global”, exemplifica o sacerdote.

Durante a entrevista, padre Áureo provocou uma reflexão sobre o dever do homem no planeta. “Será que o papel do ser humano é apenas usufruir? Precisamos ter consciência de que o planeta é um dom e, por isso, não pode ser usado de qualquer maneira”, alerta.

  . . .

 

RETIRADO: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=1958



Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema "A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).

 

APRESENTAÇÃO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!

Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.

Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.

E para reforçar nossas expectativas aos Gestos Concretos que com certeza surgirão em nossas Paróquias, Sociedade através da conversão individual e coletiva nesta quaresma, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária.

Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.

 

cfarquidiocesesorocaba.com

 

Aqui o cartaz em alta resolução:


TEMA MUSICAL:  http://www.youtube.com/watch?v=MxmWAcTVKJA

 

ORAÇÃO CAMPANHA FRATERNIDADE 2011:  http://www.youtube.com/watch?v=kzWGMMPqryY&feature=related

 

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

Abaixo-Assinado

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Existem 1.059 nascentes na Serra do Gandarela.

Timeline Photos

Armandinho

Facebookontem · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Timeline Photos

Consumo sustentável, saiba o que você tem a ver com isso: http://bit.ly/1ywJpXE

Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Facebookontem · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"A paleotoca da Serra do Gandarela é um registro único da presença da megafauna extinta no QF, escavada por milodontídeos cavadores (preguiças-gigantes de dois dedos). Possui comprimento total de 340m, sendo a maior paleotoca conhecida até o momento e constitui um exemplo de patrimônio paleontológico com valores que legitimam plenamente sua proposição como sítio paleontológico/geológico do…

Ver mais...
Facebookquinta-feira · Responder
Movimento Gandarela BR postou uma nota

A paleotoca da Serra do Gandarela e seu potencial como geossítio do Geoparque Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais

A paleotoca da Serra do Gandarela e seu potencial como geossítio do Geoparque Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais The paleoburrow of the Gandarela Mountains and its potential as a geosite of the Quadrilátero Ferrífero Geopark, Minas…
quinta-feira
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Série de protestos denuncia situação dos moradores do entorno da Estrada de Ferro Carajás

Série de protestos denuncia situação dos moradores do entorno da Estrada de Ferro Carajás |...

www.brasildefato.com.br

Da Redação Desde o último domingo (7) ocorrem mobilizações de moradores da cidade de Parauapebas (PA) em protesto contra o…

Ver mais...
Facebookquarta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Projeto Manuelzão

Timeline Photos

Projeto Manuelzão deseja a todos Boas Festas e Feliz 2015! O Projeto Manuelzão deseja a todos os melhores votos de paz, saúde e boas festas. Que a parceria continue sempre e seu companheirismo nos prestigie. Que nesse final de ano você possa somar todas as alegrias. Somos privilegiados…

Ver mais...
Facebook12 Dez · Responder
Movimento Gandarela BR postou um evento
Miniatura

A Segurança Hídrica de Nova Lima e a Preservação da Serra do Gandarela em Sede dos Sindicato dos trabalhadores na Industria da Extração do Ouro e Metais preciosos de Nova Lima

11 dezembro 2014 de 14 a 21:30
Seminário Gestão de Recursos Hídricos em Nova Limaás 14h25 começa uma apresentação de Paulo Rodrigues intitulada " A Segurança Hídrica de Nova Lima e a Preservação da Serra do Gandarela"Participe.Ver mais...
10 Dez
Movimento Gandarela BR postou uma nota

MOÇÂO DE APOIO

MOÇÃO DE APOIO “Iglesias y Minería: Una opción en defensa de las comunidades y territorios” Nós, reunidos no Centro Cultural de Brasília, na Capital Federal, entre 02 e 05 de dezembro de 2014, no Encontro “Iglesias y Minería: Una opción en…
10 Dez
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

MOÇÃO DE APOIO Nós, reunidos no Centro Cultural de Brasília, na Capital Federal, entre 02 e 05 de dezembro de 2014, no Encontro “Iglesias y Minería: Una opción en defensa de las comunidades y territorios”, cerca de cem pessoas de treze países da América Latina e de outros continentes, membros de congregações religiosas, de igrejas evangélicas e católica, de organizações de direitos…

Ver mais...
Facebook9 Dez · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

MOÇÃO DE APOIO à luta em defesa da Serra do Gandarela Nós, reunidos no Centro Cultural de Brasília, na Capital Federal, entre 02 e 05 de dezembro de 2014, no Encontro “Iglesias y Minería: Una opción en defensa de las comunidades y territorios”, cerca de cem pessoas de treze países da América Latina e de outros continentes, membros de congregações religiosas, de igrejas evangélicas e…

Ver mais...
Facebook9 Dez · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Mais um importante apoio de peso para o Gandarela: MOÇÃO DE APOIO Nós, reunidos no Centro Cultural de Brasília, na Capital Federal, entre 02 e 05 de dezembro de 2014, no Encontro “Iglesias y Minería: Una opción en defensa de las comunidades y territorios”, cerca de cem pessoas de treze países da América Latina e de outros continentes, membros de congregações religiosas, de igrejas evangélicas e…

Ver mais...
Facebook9 Dez · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Além de poluir os rios com barragens de rejeitos e usar volumes indecentes de água da melhor qualidade para bombear minério até os portos, as minerações, especialmente de ferro, destróem os próprios aquíferos que armazenam a água necessária ao consumo humano. Em Minas Gerais, as reservas de água da região central do estado se concentram nas formações geológicas que, ironicamente,…

Ver mais...
Facebook9 Dez · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Para saber mais sobre a Serra do Gandarela e a importância da sua preservação:

Café com C - Parque Nacional da Serra Do Gandarela (Parte1)

www.mixcloud.com

Na primeira parte do programa, Teca conta sobre seu envolvimento com o Movimento pela Preservação pela Serra do Gandarela, o processo de elaboração da…

Ver mais...
Facebook9 Dez · Responder
Pedro Lana Gastelois é agora um membro de Águas do Gandarela
5 Dez
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/12/1555028-mineracao-na-india-dificulta-acordo-climatico.shtml

Mineração na Índia dificulta acordo climático

www1.folha.uol.com.br

Décadas de mineração a céu aberto fizeram esta cidade no meio das jazidas carboníferas da Índia parecer uma paisagem…

Ver mais...
Facebook4 Dez · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Mineroduto com 529 km de extensão sai de MG e passa por 32 cidades para chegar ao RJ e enviar minério aos chineses. Nesse caminho ele destrói 2.500 metros cúbicos de água por hora que seriam suficientes para abastecer 220 mil pessoas." Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/sergio-abranches/SERGIO-ABRANCHES.htm#ixzz3Kkdq86ey

Ver mais...
Facebook2 Dez · Responder

Mensagens de blog

Os Povoado

Como ficará os povoados ao redor da GANDARELA. Ex. vigário da vara, André do Mato dentro, Galego,Conceição do rio acima e outros.

O acesso pela cidade de Rio Acima será livre?

Um abraço

Postado por julimar deoclecio em 4 novembro 2014 às 12:04

Vamos lutar pelo parque!!!!!!!!!!

Temos que lutar muito para transforma a região em uma grande reserva.

Postado por julimar deoclecio em 4 novembro 2014 às 12:01

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Grupos

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2014   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço