Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

CAMPANHA FRATERNIDADE

Campanha da Fraternidade 2011

 

O padre Áureo Nogueira de Freitas, Vigário Episcopal para a Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, concedeu entrevista para o programa Bom Dia Minas, da TV Globo, nesta quarta-feira, sobre a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Padre Áureo falou  sobre o objetivo da Campanha, que é conscientizar para a necessidade da preservação do planeta, “por meio de gestos concretos, que contribuem para a construção de um mundo diferente”.

Estes gestos, de acordo com o padre, podem ser alcançados seguindo a filosofia dos “três Rs”: reduzir, reciclar e reaproveitar. “Gestos simples, como reduzir o consumo da água, evitar imprimir e-mails, utilizar os dois lados do papel, ajudam a salvar o planeta do aquecimento global”, exemplifica o sacerdote.

Durante a entrevista, padre Áureo provocou uma reflexão sobre o dever do homem no planeta. “Será que o papel do ser humano é apenas usufruir? Precisamos ter consciência de que o planeta é um dom e, por isso, não pode ser usado de qualquer maneira”, alerta.

  . . .

 

RETIRADO: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=1958



Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema "A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).

 

APRESENTAÇÃO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!

Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.

Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.

E para reforçar nossas expectativas aos Gestos Concretos que com certeza surgirão em nossas Paróquias, Sociedade através da conversão individual e coletiva nesta quaresma, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária.

Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.

 

cfarquidiocesesorocaba.com

 

Aqui o cartaz em alta resolução:


TEMA MUSICAL:  http://www.youtube.com/watch?v=MxmWAcTVKJA

 

ORAÇÃO CAMPANHA FRATERNIDADE 2011:  http://www.youtube.com/watch?v=kzWGMMPqryY&feature=related

 

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

Abaixo-Assinado

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

abiola bawuah é agora um membro de Águas do Gandarela
7 horas atrás
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Timeline Photos

As aparências enganam. Plantação de eucalipto não é floresta nativa brasileira e é usada em larga escala para corte na indústria do papel e da celulose, além da produção de carvão vegetal e de alguns tipos de painéis de madeira industrializada. Vem…

Ver mais...
Facebook8 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"A Serra do Gandarela é um bloco com mais de 460 km2 de extensão e que abriga centenas de nascentes, cavernas, rico em minério de ferro e considerado um precioso banco de água. Uma área muito visada pelas mineradoras, que fazem constante pressão para alterar os limites de proteção previstos nos projetos do Parque e Reserva de Desenvolvimento Sustentável ainda em fase de implantação." (Via…

Ver mais...
Facebookontem · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Música de amor à Serra do Gandarela. Linda inspiração de Titi Walter e André Baptista. Sua melodia e letra falam do significado deste lugar especial e essencial à Vida, que nos motiva a lutar pela sua preservação. De uma forma bem mineira.

Gandarela - Música de Titi Walter e André Baptista

Salve a nossa água. Salve a Serra do Gandarela. Gandarela,…

Ver mais...
Facebooksegunda-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Numa época em que a escassez está alarmante, é preciso encontrar maneiras urgentes de combater as queimadas, principalmente os focos de incêndio criminosos, que ocorrem inclusive em áreas tomadas por mineradoras que deveriam zelar pelas mesmas. Foto: Alice Okawara

Água vale mais que o…

Ver mais...
Facebooksábado · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Enquanto moradores e associações apostam no ecoturismo para preservar a Serra do Gandarela, um dos últimos redutos de Mata Atlântica no chamado quadrilátero ferrífero, mineradoras colocam o futuro da região em risco." Conheça a Serra do Gandarela no Programa Good News - Parte 1: http://youtu.be/Yca2h7fnfFw Programa Good News - Parte 2: http://youtu.be/TE64aWjZ2k0

Good News:…

Ver mais...
Facebooksábado · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Hoje! No Espaço do Conhecimento na Praça da Liberdade, em BH. A entrada é gratuita. Participe.

GANDARELA no CAFÉ CONTROVERSO No Espaço do Conhecimento-UFMG | Gesta

conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br

20 de novembro de 2014 GANDARELA no CAFÉ CONTROVERSO No Espaço do Conhecimento-UFMG Reserva para quem?…

Ver mais...
Facebooksábado · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Quintão recebeu R$ 1,8 milhão de empresários ligados à mineração para a campanha de sua reeleição neste ano. O valor corresponde a 37% do total arrecadado. Em 2010, ele recebeu R$ 379,7 mil de cinco empresas da área, totalizando cerca de 20% do montante arrecadado. Alencar alega ainda que Quintão recebeu também "doação vultosa" na…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Parque Nacional da Serra do Gandarela: vitória ou derrota? Para debater o assunto o Café Controverso do próximo sábado, 22 de novembro, recebe a integrante do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela Maria Teresa Viana de Freitas Corujo, mais conhecida como Teca, e a professora adjunta do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG Janise Bruno Dias. Com o tema “Parque Nacional da Serra do Gandarela:…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"No decreto, o prefeito Ângelo Chequer alega que o empreendimento causará “inúmeras interferências” ao meio ambiente, com destaque para o prejuízo aos mananciais." Fonte: Jornal O Tempo http://www.otempo.com.br/capa/economia/vi%C3%A7osa-diz-n%C3%A3o-a-mineroduto-1.949861

Viçosa diz não a mineroduto…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Rio Acima está na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa na modalidade "artigo de opinião" com um artigo sobre a Serra do Gandarela. A aluna Larissa Stéfani Leal de Ancantara e a professora Márcia Luiza Catarino Lima, da E.E. Santo Antonio, estão em Brasília participando das etapas finais. Saiba mais: http://bit.ly/11FzgdL

Facebook20 Nov · Responder
Movimento Gandarela BR postou uma nota

Redação sobre o conflito ambiental Serra do Gandarela x Mina Apolo VALE S.A é semifinalista na Olímpiada de Língua Portuquesa

Rio Acima está na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa na modalidade "artigo de opinião" com um artigo sobre a Serra do Gandarela. A aluna Larissa Stéfani Leal de Ancantara e a professora Márcia Luiza Catarino Lima, da E.E. Santo Antonio,…
20 Nov
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Fui para o sul de Minas Gerais para visitar Inhotim e o Parque Estadual Rola Moça , mas o que me chamou mais a atenção na verdade, foi o estrago criminoso que as mineradoras (VALE e mais 11 que terceirizam mais outras tantas) fazem na região. No período que estive pela região de Brumadinho, Casa Branca, Piedade de Paraopeba e etc, pude comprovar a tamanha devastação que estas mineradoras estão fazendo na região,…

Ver mais...
Facebook19 Nov · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Facebook19 Nov · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Facebook19 Nov · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Novo blog sobre a Serra do Gandarela.

PARQUE NACIONAL CRIADO NÃO PROTEGE A SERRA E AS ÁGUAS DO GANDARELA

salvegandarela.wordpress.com

Nota oficial do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela: O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da República, com área de 31 mil…

Ver mais...
Facebook19 Nov · Responder

Mensagens de blog

Os Povoado

Como ficará os povoados ao redor da GANDARELA. Ex. vigário da vara, André do Mato dentro, Galego,Conceição do rio acima e outros.

O acesso pela cidade de Rio Acima será livre?

Um abraço

Postado por julimar deoclecio em 4 novembro 2014 às 12:04

Vamos lutar pelo parque!!!!!!!!!!

Temos que lutar muito para transforma a região em uma grande reserva.

Postado por julimar deoclecio em 4 novembro 2014 às 12:01

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Grupos

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2014   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço