Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

CAMPANHA FRATERNIDADE

Campanha da Fraternidade 2011

 

O padre Áureo Nogueira de Freitas, Vigário Episcopal para a Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, concedeu entrevista para o programa Bom Dia Minas, da TV Globo, nesta quarta-feira, sobre a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Padre Áureo falou  sobre o objetivo da Campanha, que é conscientizar para a necessidade da preservação do planeta, “por meio de gestos concretos, que contribuem para a construção de um mundo diferente”.

Estes gestos, de acordo com o padre, podem ser alcançados seguindo a filosofia dos “três Rs”: reduzir, reciclar e reaproveitar. “Gestos simples, como reduzir o consumo da água, evitar imprimir e-mails, utilizar os dois lados do papel, ajudam a salvar o planeta do aquecimento global”, exemplifica o sacerdote.

Durante a entrevista, padre Áureo provocou uma reflexão sobre o dever do homem no planeta. “Será que o papel do ser humano é apenas usufruir? Precisamos ter consciência de que o planeta é um dom e, por isso, não pode ser usado de qualquer maneira”, alerta.

  . . .

 

RETIRADO: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=1958



Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema "A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).

 

APRESENTAÇÃO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!

Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.

Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.

E para reforçar nossas expectativas aos Gestos Concretos que com certeza surgirão em nossas Paróquias, Sociedade através da conversão individual e coletiva nesta quaresma, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária.

Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.

 

cfarquidiocesesorocaba.com

 

Aqui o cartaz em alta resolução:


TEMA MUSICAL:  http://www.youtube.com/watch?v=MxmWAcTVKJA

 

ORAÇÃO CAMPANHA FRATERNIDADE 2011:  http://www.youtube.com/watch?v=kzWGMMPqryY&feature=related

 

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

LEIA TAMBÉM:

Jornal O Gandarela 1

Jornal O Gandarela 2

Jornal O Gandarela 3

Abaixo-Assinado

Você também pode fazer parte deste movimento!

Imprima o recolha assinaturas e envie o documento para a sede do Projeto Manuelzão:
Av. Alfredo Balena, 190 - Sala 813
Bairro Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG - CEP 30.130-090

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

Maria Cristina Miguel postou um status
"Alguém pode me dizer porque Serra do Gandarela?"
terça-feira
Maria Cristina Miguel é agora um membro de Águas do Gandarela
terça-feira
Maurílio Nogueira postou um evento
Miniatura

“Análise e representações coremáticas da Serra do Gandarela e entorno: a dinâmica espacial a partir da formação de territórios” em Instituto de Geociências - UFMG

15 setembro 2014 de 14 a 19
O Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da UFMG convida para a seguinte apresentação:DEFESA DE DISSERTAÇÃO Aluno: Charles de Oliveira Fonseca Título: “Análise e representações coremáticas da Serra do Gandarela e entorno: a dinâmica espacial a partir da formação de territórios” Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Roberto Célio Valadão Data: 15 de setembro de 2014 Horário: 14:00 horas Local: Auditório do IGC/UFMG."Em um período no qual as transformações ocorrem de maneira…Ver mais...
domingo
Vitor Meinberg Cunha é agora um membro de Águas do Gandarela
domingo
Teca atualizou um evento
Miniatura

ABRACE a SERRA do GANDARELA em Serra do Gandarela em Rio Acima

21 setembro 2014 o dia inteiro
sábado
Sãozinha Nicomedes é agora um membro de Águas do Gandarela
11 Set
Emerson Silva Dias e Saulo Alvares de Albuquerque agora são amigos
9 Set
Nilton Mendes de Lima comentou o evento ABRACE a SERRA do GANDARELA de Teca
"Sugeri quando visitamos Raposos, Morro Vermelho e Rio Acima, uma "Campanha do Toque de Sinos de Alerta em Defesa do Meio-ambiente e do Quadrilátero Aquífero da Serra do Gandarela". A propósito sugeri ao CARAÇA…"
8 Set
Ícone do perfilNilton Mendes de Lima e vallesalles estão participando do evento de Teca
Miniatura

ABRACE a SERRA do GANDARELA em Serra do Gandarela em Rio Acima

21 setembro 2014 o dia inteiro
8 Set
Élcio Moreira talvez participe do evento de Teca
Miniatura

ABRACE a SERRA do GANDARELA em Serra do Gandarela em Rio Acima

21 setembro 2014 o dia inteiro
8 Set
Saulo Alvares de Albuquerque respondeu à discussão Publicações acadêmicas de Emerson Silva Dias
"me manda e-mail para saulomanuelzao@gmail.com que te envio os trabalhos. Saulo"
7 Set
Teca postou um evento
Miniatura

ABRACE em Serra do Gandarela em Rio Acima

21 setembro 2014 o dia inteiro
7 Set
Marcelo Machado é agora um membro de Águas do Gandarela
5 Set
Jaqueline Suely da silva e Michel Pereira da Silva agora são amigos
1 Set
Michel Pereira da Silva e Alessandra Félix agora são amigos
1 Set
Jaqueline Suely da silva é agora um membro de Águas do Gandarela
30 Ago

Mensagens de blog

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Deixe o pouquinho que sobrou prá nós.

 

Deixo aqui o meu protesto pela desenfreada devastação que mineradoras estão fazendo na região de Acurui, municipio de Itabirito MG. A agressão covarde e desenfreada já passou dos limites.

Deixem o pouquinho que sobrou prá…

Continuar

Postado por Aurelio Carlos Sena e Silva em 29 maio 2012 às 12:34

Audiência pública em Raposos

 

Foi realmente uma vergonha para nós Raposenses ouvir as baboseiras do nosso "secretário de meio ambiente e dos paus-mandados que estavam do lado direito da platéia defendendo o empreendimento da vale e entregando nosso Ribeirão da Prata.…

Continuar

Postado por João Oliveira Gomes em 9 maio 2012 às 2:12

Grupos

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2014   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço