Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

A Serra


A Serra do Gandarela é um santuário natural, localizado a cerca de 40km  de Belo Horizonte; parte do parque estará dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Situa-se entre a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, e abrange os municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito.

Em  outubro de 2009 o projeto Manuelzão/UFMG  e mais 25 entidades enviaram oficio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)  solicitando estudos para criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Em setembro de 2010 o ICMBio lança oficialmente a proposta de Criação do Parque englobando parte dos municípios de Ouro Preto e Itabirito, além dos citados acima. 

A proposta original elaborada pelo ICMBio em 2010 engloba uma grande parte dos mananciais de água da RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte), protegendo a maior área de cangas ferruginosas da região central de MG, um geossistema que ainda não é protegido em unidades de conservação de proteção integral federais, responsável pela recarga dos principais aquíferos da região e que é seriamente ameaçado e reduzido ano a ano pela exploração de minério de ferro. Além disso, a região guarda ainda a segunda maior área contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais, em sua maioria em excelente estado de conservação e incluindo pontos de mata primária.

 

A Serra do Gandarela forma um corredor natural com o Caraça, o Gandarela é a última área ainda bem preservada de toda a região – com significativa extensão de Mata Atlântica e Campos Rupestres sobre Cangas.

 

Estes mananciais de água localizado dentro do Quadrilátero Aquifero/Ferrífero vem sendo seriamente degradada, principalmente pelas atividades de mineração.

 

Para assegurar sua preservação, um grupo de 26 entidades e movimentos sociais propôs a criação do Parque Nacional do Gandarela. A proposta foi criada  no final de 2010 pelo  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e dependerá muito de nosso apoio e adesão para ser efetivada.

 

Baixe e Leia a Prosposta de Parque Nacional da Serra do Gandarela do ICMbio AQUI: http://www.sendspace.com/file/qywtn5

Saiba por que a Serra do Gandarela precisa ser protegida:

Águas A serra do Gandarela é um grande reservatório natural de águas, que serve às bacias do rio das Velhas e São Francisco e do rio Piracicaba e Doce.

 

É o mais importante manancial a abastecer o Rio das Velhas, acima da captação de água da Copasa em Bela Fama, sistema que fornece mais de 60% da água consumida por Belo Horizonte e 45% da água que abastece a Região Metropolitana. As águas desta serra servem também aos municípios de Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara e outros mais populosos como João Monlevade e Ipatinga.


 

É uma água de alta qualidade, que dispensa o tratamento prévio (água de Classe Especial) ou passa apenas por simples desinfecção (água de Classe I), o que pode garantir à população que a consome um preço mais barato por seu uso. As cangas ferruginosas são uma couraça, ou capa geológica, normalmente situadas sobre as jazidas de ferro. 

 Milhões de anos de chuvas sobre as cangas, ocasionaram sua erosão, formando fissuras, dutos, canais e cavernas, compondo um sistema natural de drenagem e filtragem da água, antes que se acumule nas jazidas de ferro. Por estarem associadas às jazidas de minério de ferro, as cangas estão criticamente ameaçadas.

 

A Serra do Gandarela abriga 40% das cangas ainda preservadas. Trata-se da maior área de cangas preservadas de Minas Gerais. No ambiente da canga, habitam espécies vegetais e animais raras, algumas das quais endêmicas, isto é, só encontradas nas cangas, ou em determinada porção territorial delas – um trecho de uma serra, por exemplo. Algumas dessas espécies são verdadeiros fósseis vivos, de centenas de milhões de anos. Cavernas

Na Serra do Gandarela são encontradas raras cavernas de canga que abrigam espécies únicas, algumas das quais sequer identificadas pela ciência.

 

Muitas destas espécies animais têm características especiais por sua evolução em ambientes com ausência de luz. Em algumas cavernas há vestígios de sítios arqueológicos. Mais de 100 cavernas já foram registradas, sendo algumas delas caracterizadas como de máxima relevância para preservação.

População local e Sustentabilidade As comunidades mais próximas do Gandarela apresentam uma cultura rica de tradições, inclusive de alternativas de geração de renda que até hoje garantiram a proteção ambiental da região.

 A criação do Parque Nacional vem potencializar a vocação turística dos municípios ao redor da Serra do Gandarela, todos eles oriundos do Ciclo do Ouro, e portadores de rico patrimônio histórico e cultural.

 

Clique aqui para baixar a dissertação de mestrado do Flávio Fonseca do Carmo sobre a Importância Ambiental e Estado de Conservação dos Ecossistemas de Cangas no Quadrilátero Ferrífero e Proposta de Áreas-Alvo para a Investigação e Proteção da Biodiversidade em Minas Gerais

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

LEIA TAMBÉM:

Jornal O Gandarela 1

Jornal O Gandarela 2

Jornal O Gandarela 3

Abaixo-Assinado

Você também pode fazer parte deste movimento!

Imprima o recolha assinaturas e envie o documento para a sede do Projeto Manuelzão:
Av. Alfredo Balena, 190 - Sala 813
Bairro Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG - CEP 30.130-090

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

Ezio Dornela Goulart atualizaram seus perfis
ontem
Estephani Rodrigues é agora um membro de Águas do Gandarela
sexta-feira
José Maurício Iglésias da Silva é agora um membro de Águas do Gandarela
15 Abr
André Cordeiro De Paoli é agora um membro de Águas do Gandarela
9 Abr
Maurílio Nogueira postou notas
2 Abr
Maurílio Nogueira postou um evento
Miniatura

TOMBAMENTO DA SERRA DO GANDARELA no âmbito do Município de Rio Acima em Mirante da Serra do Gandarela

26 abril 2014 de 9 a 23
Confirmar presença pelo email: comunicacao@prefeiturarioacima.mg.gov.brMemorial dos Limites de Área Tombada da Serra do Gandarela -  "Perímetro do Tombamento":…Ver mais...
1 Abr
Alan Rocha da Silva postou um status
"Protetor do meio ambiente e dos animais."
29 Mar
Alan Rocha da Silva é agora um membro de Águas do Gandarela
29 Mar
Maurílio Nogueira postou uma nota

SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM! PARABÉNS PREFEITA DARCIRA E PREFEITO JUNINHO!

PDF: SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM! PARABÉNS PREFEITA DARCIRA E PREFEITO JUNINHO!
28 Mar
Maurílio Nogueira postou uma foto
28 Mar
Posts no blog por Pedro de Filippis

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do GandarelaO projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o apoio do Movimento Pela Preservação da Serra do Gandarela e recursos do Fundo Socioambiental CASA. Começou em junho de 2013 e terminou em meados de fevereiro deste ano e teve como objetivo promover experiências piloto de turismo de base comunitária em quatro comunidades do entorno do…Ver mais...
27 Mar
Maurílio Nogueira atualizou um evento
Miniatura

Palestra "Tombamento provisório da Serra da Gandarela" em Escola de Ciência da Informação (ECI) sala 1000, campus da UFMG

27 março 2014 de 8:30 a 11
..No dia 27 de março de 2014, das 08h30 às 11h, como evento do circuito de seminários da Memória do Judiciário, será ministrada pela arquiteta Luana Rodrigues Godinho Silveira a palestra "Tombamento provisório da Serra da Gandarela: possibilidades para o desenvolvimento municipal".…Ver mais...
26 Mar
Maurílio Nogueira postou fotos
25 Mar
Maurílio Nogueira postou fotos
25 Mar
Maurílio Nogueira postou fotos
25 Mar
Ícone do perfilAugusto Portugal e O Cometa, um jornal de cultura, entraram em Águas do Gandarela
25 Mar

Mensagens de blog

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Deixe o pouquinho que sobrou prá nós.

 

Deixo aqui o meu protesto pela desenfreada devastação que mineradoras estão fazendo na região de Acurui, municipio de Itabirito MG. A agressão covarde e desenfreada já passou dos limites.

Deixem o pouquinho que sobrou prá…

Continuar

Postado por Aurelio Carlos Sena e Silva em 29 maio 2012 às 12:34

Audiência pública em Raposos

 

Foi realmente uma vergonha para nós Raposenses ouvir as baboseiras do nosso "secretário de meio ambiente e dos paus-mandados que estavam do lado direito da platéia defendendo o empreendimento da vale e entregando nosso Ribeirão da Prata.…

Continuar

Postado por João Oliveira Gomes em 9 maio 2012 às 2:12

Grupos

Aniversários

Aniversários de Hoje

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2014   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço