Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

ATO PÚBLICO EM DEFESA DA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA GANDARELA

Detalhes do evento

ATO PÚBLICO EM DEFESA DA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA GANDARELA

Horário: 23 junho 2012 de 18:30 a 22:00
Local: Museu Regional de Caéte
Rua: Rua Doutor Israel Pinheiro n 176 - Caéte - MG
Cidade: Municipio de Caéte
Tipo de evento: debate, exposição, cinema, ato
Organizado por: Movimento Artístico Macaca e Cine Clube Corisco
Última atividade: 19 Jun, 2012

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

“Com Belo Monte Altamira poderá se tornar uma península doente rodeada por um lago podre sem peixes. (...) Pessoas famintas, sem moradia, violentas e prostituídas... É um destino triste para a população local”.

Dom Erwin Kräutler - bispo da prelazia do Xing.

O Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA) e o Cineclube Corisco se uniram para realizar o ATO PÚBLICO EM DEFESA DA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA GANDARELA.

O evento tem por objetivo, além do apoio à criação do parque na sua proposta original, discutir a participação da Vale no Consórcio Norte Energia – grupo de empresas envolvidas na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte – projeto este que se caracteriza pelo aproveitamento hidrelétrico em terras indígenas que ameaça reduzir a vazão da região da Volta Grande do Rio Xingu e que pode acarretar a morte de inúmeras espécies de peixes, gerar fome; isolar comunidades, alagar 516 km² de Floresta Amazônica; gerar uma onda migratória na região de Altamira (PA), aumentar o índice de violência, prostituição, alcoolismo e tráfico de drogas; e consumir em torno de R$ 30 bilhões de dinheiro público numa obra de engenharia ineficiente, gerando uma energia cara e destruidora. Assim como no Xingu, a vida de inúmeras espécies na Serra do Gandarela está sendo ameaçada.

A empresa Vale S/A ao pretender implantar o Projeto Apolo reduzirá drasticamente as áreas de cangas que são elementos naturais importantes na manutenção da quantidade e da qualidade das águas que abastecem toda Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de gerar impactos importantes com a barragem de rejeitos a ser alocada nas cabeceiras do Ribeirão do Prata (que hoje tem água classe 1 e classe especial) e outros impactos sociais como a violência, o tráfico de drogas e a prostituição infantil. Diante desse atentado contra a vida, dizemos NÃO AO PROJETO APOLO, NÃO À USINA DE BELO MONTE! VIVA OS POVOS DO XINGU!

VIVA A SERRA DO GANDARELA! VIVA À VIDA! VIVA O DIREITO À ÁGUA!

PROGRAMAÇÃO DO ATO:

18:30 - Exposição fotográfica sobre o Parque Nacional da Serra do Gandarela.

19:00 - Estreia do filme em Caeté. Para a exibição contamos com a autorização do diretor do filme, André D’Elia, que se sensibilizou com a causa da Serra do Gandarela.

BELO MONTE – ANÚNCIO DE UMA GUERRA
ANO: 2012
ORIGEM: Brasil
DIREÇÃO: André D’Elia
PRODUÇÃO: CINEDELIA
CLASSIFICAÇÃO: Livre

SINOPSE: Documentário sobre a maior obra de engenharia do país da atualidade, na qual depoimentos a favor e contra Belo Monte apontam para um desastre do ponto de vista ambiental, econômico e social.

Belo Monte é uma usina hidrelétrica que o governo pretende instalar no coração da Amazônia, na Volta Grande do rio Xingu na cidade de Altamira, Pará. O documentário “Belo Monte, Anúncio De Uma Guerra” é um projeto independente e coletivo a respeito desta obra, que foi filmado durante 3 expedições à região do rio Xingu.

Trata-se de material riquíssimo sobre os bastidores da mais polêmica obra planejada no Brasil, com imagens de alto impacto e entrevistas com os principais envolvidos na obra, incluindo lideranças indígenas (como o Cacique Raoni e Megaron), o Procurador da República (Dr. Felício Pontes), o Presidente da FUNAI (Márcio Meira) e políticos locais a favor da construção da Usina.

20:45 – Bate-papo com os membros do MACACA, movimentos sociais e a comunidade para tornar mais claro as consequências da implantação do Projeto Apolo numa área tão importante para o futuro.

ENTRADA GRATUITA. DIA 23/06/2012 ÀS 18:30 no pátio Museu Regional de Caeté.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para ATO PÚBLICO EM DEFESA DA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA GANDARELA para adicionar comentários!

Entrar em Águas do Gandarela

Comparecer (1)

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

Abaixo-Assinado

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Cadê a água daqui?

É verdade que esta outorga não passou pelo CBH do Rio das Velhas por não haver sido considerada "de alto impacto"? Por que a mineração necessita captar tanta água no leito de um rio, uma vez que as áreas mineradas são tão ricas em nascentes, e…

Ver mais...
Facebook12 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Veja nesta apresentação o que ficou de fora dos limites do Parque Nacional da Serra do Gandarela criado no dia 13/10/2014 pela Presidente Dilma Rousseff e os motivos para não comemorar esta Unidade de Conservação. http://www.slideshare.net/gandarela2014/parque-nacional-da-serra-do-gandarelacriado-em-13out2014-final

Parque Nacional da Serra…

Ver mais...
Facebookontem · Responder
Rogério Cardoso da silva é agora um membro de Águas do Gandarela
segunda-feira
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Com a proximidade das fronteiras entre o que restou dos recursos naturais do planeta e sobrevivência de várias populações humanas o conflito é inevitável. O capital não vai desistir tão facilmente da sua fome por esses recursos. Entretanto, como são finitos, a defesa das suas últimas reservas se faz necessária e está sendo feita principalmente pelas povos tradicionais e atingidos, já que as…

Ver mais...
Facebooksegunda-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Comentário: "A Serra do Gandarela e suas águas de qualidade, que chegam ao Rio das Velhas (antes e depois da captação de Bela Fama) continua "invisível" aos olhos da maior parte dos gestores que respondem pela crise hídrica e pelo abastecimento da população, assim como da mídia belohorizontina. O Ribeirão da Prata - que é formado com águas que nascem na Serra do Gandarela - chega a Raposos com…

Ver mais...
Facebooksegunda-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Por que a parte da Serra da Gandarela que é mais essencial para o abastecimento de água da Região Metropolitana de BH foi excluída da demarcação do Parque?

Cadê a água daqui?

Por que a parte da Serra da Gandarela que é mais essencial para o abastecimento da Região Metropolitana de…

Ver mais...
Facebooksegunda-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Todo apoio à luta pela preservação da Mata do Planalto.

Ativistas realizam passeata pela preservação da Mata do Planalto

otempo.com.br

Movimento luta contra ação de empresa que pretende construir um empreendimento de 760 apartamentos no local

Facebooksegunda-feira · Responder
Débora Maria da Silva postou uma discussão

Trabalho sobre a Serra do Gandarela

Olá!Sou aluna do curso de Engenharia Ambiental na Funcesi em Itabira, mais moro em Barão de Cocais região de intensa atuação do setor minerário, estou realizando um trabalho voltado para analisar a percepção da população com a criação do PARNA Serra do Gandarela e avaliar os impactos da mineração na região.Estou precisando de arquivos para pesquisa para me basear e fundamentar meu trabalho.Obrigada pela atenção e apoio.Ver mais...
domingo
Débora Maria da Silva é agora um membro de Águas do Gandarela
domingo
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Igrejas e Mineração na América Latina Diversas comunidades atingidas pela mineração são apoiadas, assessoradas e defendidas também pelas igrejas. A Igreja Católica se posicionou com críticas contundentes contra a nova proposta de Marco Legal da Mineração. Várias lideranças cristãs de América Latina estão se articulando para buscar alternativas às agressões da…

Ver mais...
Facebooksábado · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Por que a Copasa e a Cemig não investem 0,5% das suas receitas operacionais em proteção das bacias hidrográficas, como determina a lei?

Cadê a água daqui?

Alguém pode explicar qual é a lógica (escalafobética e falaciosa) da Copasa em nos pedir para protegermos mananciais e se…

Ver mais...
Facebooksexta-feira · Responder
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Queremos saber

Facebook21 Maio · Responder
Ênio Gonçalves Gouvêa postou fotos
20 Maio
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Água para as pessoas, não para os minerodutos

O mundo-cão da mineração | Gesta

conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br

18 de maio de 2015 O mundo-cão da mineração Quando o povo desta terra – salve, salve Brasil! – reverencia o heroico Tiradentes por destemidamente enfrentar a Coroa Portuguesa, ante a exploração…

Ver mais...
Facebook20 Maio · Responder
João Paulo Marques de Araujo é agora um membro de Águas do Gandarela
20 Maio
Ícone do perfilSalve a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Em 2015, trabalhando o tema sustentabilidade, foi criada uma nova versão de Cara ou Coroa, inspirada na Gandarela. Cara: Salve a Serra é uma leitura lúdica/poética do que ainda se mantém de certa forma preservado, enquanto Coroa: Natureza Morta é uma alusão ao que poderá acontecer com o nosso maior manancial, que abastece grande parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte."…

Ver mais...
Facebook19 Maio · Responder

Mensagens de blog

Calçamento e preservação do único trecho intacto da Estrada Real, já!

Calçamento da Estrada Real do trecho de Rio Acima a Itabirito, 
Amigas e…
Continuar

Postado por Sitiantes Rio Acima em 24 fevereiro 2015 às 16:23

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Deixe o pouquinho que sobrou prá nós.

 

Deixo aqui o meu protesto pela desenfreada devastação que mineradoras estão fazendo na região de Acurui, municipio de Itabirito MG. A agressão covarde e desenfreada já passou dos limites.

Deixem o pouquinho que sobrou prá…

Continuar

Postado por Aurelio Carlos Sena e Silva em 29 maio 2012 às 12:34

Grupos

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2015   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço