Águas do Gandarela

Movimento em prol da criação do Parque Nacional das Águas do Gandarela

ATO PÚBLICO EM DEFESA DA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA GANDARELA

Detalhes do evento

ATO PÚBLICO EM DEFESA DA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA GANDARELA

Horário: 23 junho 2012 de 18:30 a 22:00
Local: Museu Regional de Caéte
Rua: Rua Doutor Israel Pinheiro n 176 - Caéte - MG
Cidade: Municipio de Caéte
Tipo de evento: debate, exposição, cinema, ato
Organizado por: Movimento Artístico Macaca e Cine Clube Corisco
Última atividade: 19 Jun, 2012

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

“Com Belo Monte Altamira poderá se tornar uma península doente rodeada por um lago podre sem peixes. (...) Pessoas famintas, sem moradia, violentas e prostituídas... É um destino triste para a população local”.

Dom Erwin Kräutler - bispo da prelazia do Xing.

O Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA) e o Cineclube Corisco se uniram para realizar o ATO PÚBLICO EM DEFESA DA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA GANDARELA.

O evento tem por objetivo, além do apoio à criação do parque na sua proposta original, discutir a participação da Vale no Consórcio Norte Energia – grupo de empresas envolvidas na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte – projeto este que se caracteriza pelo aproveitamento hidrelétrico em terras indígenas que ameaça reduzir a vazão da região da Volta Grande do Rio Xingu e que pode acarretar a morte de inúmeras espécies de peixes, gerar fome; isolar comunidades, alagar 516 km² de Floresta Amazônica; gerar uma onda migratória na região de Altamira (PA), aumentar o índice de violência, prostituição, alcoolismo e tráfico de drogas; e consumir em torno de R$ 30 bilhões de dinheiro público numa obra de engenharia ineficiente, gerando uma energia cara e destruidora. Assim como no Xingu, a vida de inúmeras espécies na Serra do Gandarela está sendo ameaçada.

A empresa Vale S/A ao pretender implantar o Projeto Apolo reduzirá drasticamente as áreas de cangas que são elementos naturais importantes na manutenção da quantidade e da qualidade das águas que abastecem toda Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de gerar impactos importantes com a barragem de rejeitos a ser alocada nas cabeceiras do Ribeirão do Prata (que hoje tem água classe 1 e classe especial) e outros impactos sociais como a violência, o tráfico de drogas e a prostituição infantil. Diante desse atentado contra a vida, dizemos NÃO AO PROJETO APOLO, NÃO À USINA DE BELO MONTE! VIVA OS POVOS DO XINGU!

VIVA A SERRA DO GANDARELA! VIVA À VIDA! VIVA O DIREITO À ÁGUA!

PROGRAMAÇÃO DO ATO:

18:30 - Exposição fotográfica sobre o Parque Nacional da Serra do Gandarela.

19:00 - Estreia do filme em Caeté. Para a exibição contamos com a autorização do diretor do filme, André D’Elia, que se sensibilizou com a causa da Serra do Gandarela.

BELO MONTE – ANÚNCIO DE UMA GUERRA
ANO: 2012
ORIGEM: Brasil
DIREÇÃO: André D’Elia
PRODUÇÃO: CINEDELIA
CLASSIFICAÇÃO: Livre

SINOPSE: Documentário sobre a maior obra de engenharia do país da atualidade, na qual depoimentos a favor e contra Belo Monte apontam para um desastre do ponto de vista ambiental, econômico e social.

Belo Monte é uma usina hidrelétrica que o governo pretende instalar no coração da Amazônia, na Volta Grande do rio Xingu na cidade de Altamira, Pará. O documentário “Belo Monte, Anúncio De Uma Guerra” é um projeto independente e coletivo a respeito desta obra, que foi filmado durante 3 expedições à região do rio Xingu.

Trata-se de material riquíssimo sobre os bastidores da mais polêmica obra planejada no Brasil, com imagens de alto impacto e entrevistas com os principais envolvidos na obra, incluindo lideranças indígenas (como o Cacique Raoni e Megaron), o Procurador da República (Dr. Felício Pontes), o Presidente da FUNAI (Márcio Meira) e políticos locais a favor da construção da Usina.

20:45 – Bate-papo com os membros do MACACA, movimentos sociais e a comunidade para tornar mais claro as consequências da implantação do Projeto Apolo numa área tão importante para o futuro.

ENTRADA GRATUITA. DIA 23/06/2012 ÀS 18:30 no pátio Museu Regional de Caeté.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para ATO PÚBLICO EM DEFESA DA CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA GANDARELA para adicionar comentários!

Entrar em Águas do Gandarela

Comparecer (1)

NÃO TEMOS NADA A VER COM O INSTITUTO GANDARELA

Jornal O GANDARELA

Leia, divulgue, baixe o arquivo completo do JORNAL 4 - Janeiro/2014:

 O GANDARELA nº4 .pdf

Nosso agradecimento pelo apoio do Fundo Socioambiental CASA para a edição deste jornal, assim como do JORNAL  nº 3.

LEIA TAMBÉM:

Jornal O Gandarela 1

Jornal O Gandarela 2

Jornal O Gandarela 3

Abaixo-Assinado

Você também pode fazer parte deste movimento!

Imprima o recolha assinaturas e envie o documento para a sede do Projeto Manuelzão:
Av. Alfredo Balena, 190 - Sala 813
Bairro Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG - CEP 30.130-090

Seminário UFMG sobre o Gandarela e Caraça

VEJA OS VIDEOS DO SEMINÁRIO.

http://seminariogandarela.blogspot.com/

Últimas atividades

Maurílio Nogueira postou uma nota

Movimento Gandarela envia carta a Aécio Neves e Dilma Rousseff

O Movimento Pela Preservação da Serra do Gandarela enviou uma carta aos dois candidatos a presidência da republica Aécio Neves e Dilma Rousseff, sobre a Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Solicita na agenda dos candidatos antes ou…
19 horas atrás
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

As formações ferriferas da região central de Minas Gerais guardam, muito mais do que recursos minerais a serem explorados até à exaustão, como tem sido de praxe há décadas, um patrimônio hídrico, paisagístico e ambiental de valor inestimável. A Serra da Moeda está ameaçada em toda a sua extensão por vários empreendimentos minerários que podem impactar a qualidade de vida de…

Ver mais...
Facebook21 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Cover Photos

"O primeiro desafio é proteger o que resta de Mata Atlântica e manter, com rigor, o monitoramento e a fiscalização dessas áreas para evitar a ocorrência de novos desmatamentos. Importante lembrar que Minas Gerais, Estado que reúne não apenas as nascentes de rios que formam o Sistema…

Ver mais...
Facebook21 horas atrás · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

PARQUE NACIONAL CRIADO NÃO PROTEGE A SERRA E AS ÁGUAS DO GANDARELA O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da República, com área de 31 mil hectares, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 14 de outubro de 2014. A criação de um Parque Nacional geralmente é motivo para comemoração, mas infelizmente neste caso não temos muito a festejar…

Ver mais...
Facebookontem · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

A Presidente Dilma acabou de criar o Parque Nacional da Serra do Gandarela, mas não respeitou o pedido de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) feito por comunidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais, resultado do processo de criação e das consultas públicas da nova Unidade de Conservação. Pior: parte da área que deveria ser RDS ficou dentro do Parque Nacional criado e vai impedir as atividades que sustentaram…

Ver mais...
Facebookontem · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Gandarela = Aquífero Depoimentos, imagens e animações explicam a importância da Serra do Gandarela como aquífero para BH e região e a relação entre água e mineração. São 10 minutos que fazem sentido no atual contexto de grave falta de água. Assista ao vídeo, diga se gostou e compartilhe!

Aquífero: do Latim "aqua" +…

Ver mais...
Facebookquarta-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Estreia hoje o vídeo Aquífero: do Latim "aqua" + "ferre" no canal TV Gandarela no Youtube. Direção: Bernardo Vaz Qual é a nossa escolha? Permitir a mineração ou garantir o abastecimento de água da terceira maior região metropolitana do Brasil? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fT4MRQ6HK4s

Aquífero: do Latim…

Ver mais...
Facebookterça-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

RECURSOS FEDERAIS PARA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO CAEM 70% A revitalização ficou só na promessa: Série do EM mostra que investimento em preservação encolheu, enquanto verba para retirar recursos hídricos da bacia cresceu 47% “Em 2006, o presidente Lula garantiu que, para cada real gasto na transposição do Rio São Francisco, um real seria investido em revitalização.…

Ver mais...
Facebookterça-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

O principal sistema de abastecimento de água para Belo Horizonte e parte da Região Metropolitana de BH é o Sistema Rio das Velhas, que usa uma única captação, localizada em Bela Fama, município de Nova Lima. Este sistema não usa regularmente lagoas de regularização de vazão, pela simples razão de que os reservatórios que armazenam água para mais de dois milhões de pessoas são as…

Ver mais...
Facebookterça-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

No sábado (18) aconteceu a primeira oficina na Estação Gandarela, na rodoviária em Rio Acima: "Bordando a Serra do Gandarela", com Helena Flávia, que contou com a presença de moradora de Rio Acima e da equipe de professores, funcionários e família da Escola Verde Vida, de Belo Horizonte.…

Ver mais...
Facebooksegunda-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

O recém-criado Parque Nacional da Serra do Gandarela sofre com incêndios dentro e fora de seus limites. Visitantes relatam grande foco de incêndio na área conhecida como Espingarda Queimada, nas proximidades de Vigário da Vara, município de Santa Bárbara. O fogo está se alastrando para o interior do sinclinal Gandarela, onde está a segunda maior mancha contínua de mata atlântica de Minas Gerais, com mais de 20 mil ha…

Ver mais...
Facebooksegunda-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

A exclusão da área protegida pelo Parque Nacional da Serra do Gandarela de parte de seus mais importantes atributos, para atender aos interesses das empresas de mineração, compromete sua integridade futura e pode impactar irreversivelmente a segurança hídrica de uma população de mais de dois milhões de pessoas. Saibam mais e ajudem a defender a Gandarela SEM MINERAÇÃO em www.aguasdogandarela.org (copiando…

Ver mais...
Facebooksegunda-feira · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

"Parque criado pelo governo federal em Minas Gerais não garante a preservação integral da Serra do Gandarela, o que compromete o abastecimento de água de Belo Horizonte e região. Conheça a história da Serra do Gandarela, sua biodiversidade, seu potencial hídrico, os riscos que a permissão para a atividade mineradora na região pode provocar e toda a mobilização de ambientalistas e comunidades pela…

Ver mais...
Facebookdomingo · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

A Presidente Dilma acabou de criar o Parque Nacional da Serra do Gandarela, mas deixou de fora o trecho mais significativo da Serra do Gandarela, no qual estão a maioria dos atributos que levaram a sociedade civil a lutar, há 7 anos, pela sua preservação. Ficaram de fora algumas das mais importantes nascentes e boa parte da bacia do Ribeirão da Prata, que compromete o principal curso de água da região da Serra do Gandarela, vital para o…

Ver mais...
Facebookdomingo · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

O recém-criado Parque Nacional da Serra do Gandarela sofre com incêndios dentro e fora de seus limites. Visitantes relatam grande foco de incêndio na área conhecida como Espingarda Queimada, nas proximidades de Vigário da Vara, município de Santa Bárbara. O fogo está se alastrando para o interior do sinclinal Gandarela, onde está a segunda maior mancha contínua de mata atlântica de Minas Gerais, com mais de 20 mil ha…

Ver mais...
Facebookdomingo · Responder
Ícone do perfilSalvem a Serra do Gandarela via Facebook
Miniatura

Ontem, sábado (18), aconteceu a primeira oficina na Estação Gandarela, na rodoviária em Rio Acima: "Bordando a Serra do Gandarela", com Helena Flávia, que contou com a presença de moradora de Rio Acima e da equipe de professores, funcionários e família da Escola Verde Vida, de Belo Horizonte. O espaço foi inaugurado em 21 de setembro e já tem recebido visitantes que escutaram a rádio comunitária…

Ver mais...
Facebookdomingo · Responder

Mensagens de blog

Circuito Águas do Gandarela

Circuito Águas do Gandarela



O projeto “Circuito Águas do Gandarela: preservação, turismo, trabalho e renda” foi realizado pelo Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté (MACACA), que integra e contou com o…

Continuar

Postado por Pedro de Filippis em 26 março 2014 às 22:20

HORAÇÃO AMBIENTAL

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉUS

PRESERVADAS SEJAM NOSSAS MONTANHAS

NÃO LEVE DE NÓS O MEIO AMBIENTE

ASSIM DE MINAS GERAIS, COMO DO BRASIL.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 23:47 — 2 Comentários

S.O.S MONTANHA$ E ÁGUA$ DE MINA$ GERAI$

SE EU ME CALAR AS MONTANHAS GRITARÃO!!!!!!!!

SALVE O POVO DE MINAS!!!!!!!

300... ANOS DE HISTÓRIAS

MINAS É OURO, É TESOURO

MINAS É MONTANHA

É HISTÓRIA É MEMÓRIA

NO MEIO DA GENTE

PASSADO PRESENTE…

Continuar

Postado por CARLOS ALBERTO ANTUNES DO CARMO em 10 janeiro 2013 às 0:45 — 1 Comentário

A GANANCIA ESTA DESTRUINDO O BRASIL.

 SENHOR …

Continuar

Postado por Eula olimpio em 14 dezembro 2012 às 13:09

QUESTÃO POLÍTICA

O DNPM produziu o MAPA PREPARADO SOBRE OS AUSPÍCIOS DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, de 1962 [Arquivo Público Mineiro - link para visualização <…

Continuar

Postado por José Bizzotto Ramos em 6 setembro 2012 às 10:11 — 2 Comentários

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira

Olá Pessoal?!

Vamos salvar o nosso planeta da ganância financeira? O homem na ânsia do progresso esqueceu-se do verde, do respeito pela natureza, pelas gerações futuras e também pela sua própria sobrevivência. Será que num futuro bem…

Continuar

Postado por Rosilene de Lima Campolina em 23 junho 2012 às 17:45

Deixe o pouquinho que sobrou prá nós.

 

Deixo aqui o meu protesto pela desenfreada devastação que mineradoras estão fazendo na região de Acurui, municipio de Itabirito MG. A agressão covarde e desenfreada já passou dos limites.

Deixem o pouquinho que sobrou prá…

Continuar

Postado por Aurelio Carlos Sena e Silva em 29 maio 2012 às 12:34

Audiência pública em Raposos

 

Foi realmente uma vergonha para nós Raposenses ouvir as baboseiras do nosso "secretário de meio ambiente e dos paus-mandados que estavam do lado direito da platéia defendendo o empreendimento da vale e entregando nosso Ribeirão da Prata.…

Continuar

Postado por João Oliveira Gomes em 9 maio 2012 às 2:12

Grupos

Águas do Gandarela é uma rede social

© 2014   Criado por Augusto Barros.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço